domingo, 23 de dezembro de 2007

Local cultural para férias cultas






Na maioria das vezes as férias dos paulistanos contam com os mesmos programas: viagens para a praia, interior, etc, etc. Tudo para sair da agitação e stress do dia a dia e descansar. Mas na cidade agitada também dá para descansar e ainda fazer programas que acrescentem informações.
Um ótimo lugar para conhecer e aprender é o Memorial da América Latina, que fica ao lado do Terminal Barra Funda.
O primeiro ponto a conhecer é a estátua de uma mão com uma marca de sangue que forma o mapa da América Latina. Esta estátua simboliza a luta dos povos latino-americanos pela liberdade.
Depois tem o Salão dos Atos, onde há um quadro que conta toda a história de Tiradentes na Inconfidência Mineira. Há também seis painéis feitos no cimento pelos artistas Poti e Caribé, cada um retratando povos e acontecimentos através de desenhos.
O primeiro painel mostra os índios e seus costumes, o segundo mostra os povos ibéricos e a escravidão dos índios, o terceiro retrata a chegada dos negros na América, a luta pela liberdade e os costumes, o quarto mostra os imigrantes e suas contribuições para o continente Americano, o quinto retrata os libertadores da América e finalmente o sexto painel mostra cenas da Revolução Industrial.
Após o Salão dos Atos, tem o Pavilhão da Criatividade com uma exposição bem interessante sobre as semelhanças do Brasil com Moçambique.
Dentro do pavilhão há exposições que nos mostram um pouquinho da cultura de alguns países da América como o México,Guatemala, Peru, Equador, Uruguai, Argentina e Brasil.
Uma das atrações mais interessantes é a maquete feita por Gepp e Maia representando pontos turísticos de países da América Latina, além de retratar o relevo de cada uma
utilizando material diverso em quase mil pequenas peças.
Um passeio bem interessante, no qual podemos aprender um pouco da história do nosso país e de outros países vizinhos ao nosso.
Férias também pode ser cultura!!!