sexta-feira, 19 de junho de 2009

Racionais MC's




Lembro como ontem, 8 anos, fui na feira com a minha mãe, uma barraca de fitas, vi uma da Chantecler, é claro que eu pedi: - Mãe compra a fita da música "Fim de semana no Parque"?

Era, era Racionais Mc's.


Os caras começaram em 88, o ponto forte do Grupo são poesias e rimas relacionando acontecimentos recorrentes na periferia, o desastre do sistema público, desigualdades sociais, vida loka!

"Fim de semana no Parque" explodiu, quando as rádios ainda tinham um papel importantíssimo, hoje as pobres rádios vivem de Jabá e sob muitos esforços.

"Homem na estrada" com certeza também é uma das músicas mais importantes do Racionais Mc's, decisivas com certeza, saiu do forno no terceiro disco dos caras o "Raio X Brasil" de 93.

Um dos grupos nacionais de maior repercursão e percusores do RAP (rithm and poetry) no Brasil.

Abro parênteses para mencionar: "Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap Nacional, a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua" pela gravadora Eldorado. Desta coletânea participaram Thaide & DJ Hum, MC/DJ Jack, Código 13 e outros grupos iniciantes. "

De lá para cá eles lançaram muitos trabalhos e projetos e muitas coisas aconteceram na cena, o HipHop entrou com tudo, divulgando o "movimento" das coisas e o RAP musicalmente continua em progresso.


Já populares, Racionais lançam em 1997 - "Sobrevivendo no Inferno", a repercursão já era nacional, clipes de diário de um Detento gravado no extinto "Carandiru" (ZN-SP), Thaide e Dj Hum mandando vê, Doctors Mcs, Planet Hemp, Charlie Brown, o cenário musical estava muito a favor da cena "street" e tudo isso foi um caldeirão perfeito para a Cultura HipHop, para os pixadores se diferenciarem dos Grafiteiros, da dança freestyle e breakdance ganharem espaço, oficinas de arte no suburbio, os olhos da sociedade buscando entender toda a mutação.

Claro, estou fazendo um release, porque nesses 15 anos pra cima, muita coisa aconteceu.
Vida longa, vida loka!

Deixo aqui um vídeo para relembrar - Então, direto do Youtube:

- Capítulo 4, Versículo 3 - R Mc's.




http://www.youtube.com/watch?v=KxtWeUCyX6s

PS. Incluí comentários sobre a letra, colorido e entre (parênteses)

- 60% dos jovens de periferia, sem antecedentes criminais, já sofreu violência policial. (isso inclui brancos, negros, pardos e nordestinos)

- a cada 4 pessoas mortas pela polícia, 3 são negras. (eu diria hoje que hoje isso inclui negros, pardos, brancos, nordestinos, pensando no âmbito social)

- nas universidades brasileiras apenas 2% dos alunos são negros (com a cota para negros esse número pode subir para 10% obrigatórios e hoje em dia é muito comum ver os negros conquistando seu espaço, não só por terem oportunidade, mas expondo seu talento, deixando de ter medo e de achar que as coisas devem vir por esmola por serem negros).

- a cada 4 horas, um joven negro morre violentamente em São Paulo.
(isso está geral)

- Aqui quem fala é primo preto, mais um sobrevivente. (sobrevivente e renomado =D)
Intenção é ruim esvazia o lugar eu to em cima eu to afim um dois pra atirar
eu sou bem pior do que você tá vendo preto aqui não tem dó é 100% veneno
a primeira faz bum a segunda faz tá
eu tenho uma missão e não vou parar
meu estilo é pesado e faz tremer o chão
minha palavra vale um tiro eu tenho muita munição
na queda ou na ascensão minha atitude vai além
e tenho disposição pro mal e pro bem
talvez eu seja um sádico, um anjo, um mágico,
juiz ou réu
um bandido do céu
malandro ou otário,
padre sanguinário,
franco atirador se for necessário
revolucionario, insano ou marginal, antigo e moderno, imortal,
fronteira do céu com o inferno, astral imprevisível, como um ataque cardiaco no verso
violentamente pacífico, verídico, vim pra sabotar seu raciocínio
vim pra abalar seu sistema nervoso e sanguineo
pra mim ainda é pouco da cachorro louco
numero um dia terrorista da periferia
uni-duni-te o que eu tenho pra você
um rap venenoso ou uma rajada de PT e a profecia se fez como previsto 1997 depois de cristo
a furia negra resuscita outra vez
Racionais Capítulo 4 Versículo 3
(Aleluia)

Faz frio em sao paulo pra mim ta sempre bom
eu to na rua de bombeta e moletom
dim dim dom rap eh o som que emana no opala marrom...
e ai chama o guilherme chama o fanho
chama o dinho e o dil? marquinho, chama o éder vamo ai...se os outros mano vem pela ordem tudo bem melhor
quem eh quem no bilhar no dominó
colo dois mano um aceno pra mim de jaco de cetim de tenis calca jean
sei Brown sai fora nem vai nem cola naum vale ah pena da idéia nesse tipo ai
ontem ah noite eu vi na beira do asfalto tragando ah morte soprando ah vida pro alto
oh os cara soh o pó pele e osso no fundo do poço, mó flagrante no bolso
veja bem ninguem eh mais que ninguem veja bem, veja bem e eles sao nossos irmaos tambem
pá de cocaina e crack, whisky e conhaque
os mano morre rapidinho sem lugar de destaque
mas quem sou eu pra falar de quem cheira ou quem fuma? nem dá nunca tive porra nenhuma
voce fuma o que vem entope o nariz
bebe tudo que ve faca o diabo feliz
voce vai terminar tipo o outro mano lah
que era um preto tipo A ninguem tava numa
mó estilo de calça kalvin klein tenis puma
eh um jeito humilde de ser no trampo e no rolê
curtia um funk jogava uma bola
buscava ah preta dele no portão da escola
exemplo pra nóis mó moral mó ibope
mais começo cola com os branquinho do shopping
ai jah era..
i mano outra vida outro pique
soh mina de elite, balada varios drinque,puta de butique, toda aquela porra sexo sem limite sodoma e gomorra...
hã faz uns nove anos, tem uns dias atras eu vi o mano
se tem q ver, pedindo cigarro pros tiozinho no ponto, dente tudo zuado, bolso sem nenhum conto
o cara cheira mal as tias sente medo
muito loco de sei lah o que logo cedo
agora nao oferece mais perigo viciado, doente, fudido, inofensivo
um dia um PM negro veio embaçar e disse pra eu me pôr no meu lugar
eu vejo um mano nessas condicoes nao da
será assim que eu deveria estar
irmao o demonio fode tudo ao seu redor pelo radio, jornal, revista e outdoor
te oferece dinheiro, conversa com calma contamina seu carater, rouba sua alma
depois te joga na merda sozinho eh
tranforma um preto tipo A num neguinho
minha palavra alivia sua dor, ilumina minha alma,louvado seja o meu senhor,
que nao deixa o mano aqui desandar e nem senta o dedo em nenhum pilantra
mais q nenhum filha da puta ignore ah minha lei
racionais capítulo 4 versículo 3
(aleluia)


quatro minutos se passaram e ninguem viu
o monstro que nasceu em algum lugar do Brasil
talvez o mano q trampa debaixo do carro sujo de óleo
que enquadra o carro forte na febre com o sangue nos olhos
o mano que entrega envelope o dia inteiro no sol
ou o que vende chocolate de farol em farol
talvez o cara que defende o pobre no tribunal
ou o que procura vida nova na condicional
alguem no quarto de madeira
lendo ah luz de vela ouvindo radio velho
no fundo de uma cela ouo da familia real de negro como eu sou
o príncipe guerreiro que defende o gol
e eu nao mudo mais eu nao me iludo
os mano cú de burro tem eu sei de tudo
em troca de dinheiro e um carro bom
tem mano que rebola e usa até batom
vários patrícios falam merda pra todo mundo rir
haha pra ver branquinho aplaudir
eh na sua área tem fulano até pior
cada um cada um voce se sente só
tem mano q te aponta uma pistola e fala serio
explode sua cara por um toca fita velho
click plau plau plau e acabo
sem dó e sem dor
foda-se sua cor,
limpa o sangue com ah camisa e mande se fude
voce sabe porque pra onde vai pra que vai
de bar em bar de esquina em esquina pega cinquenta conto troca por cocaina,
enfim o filme acabo pra voce
ah bala naum eh de festim
aqui nao tem duble


para os mano da baixada fluminense ah ceilandia
eu sei as ruas nao sao como ah disneylandia
de guaianases ao extremo sul de santo amaro ser um preto tipo A custa caro eh foda, foda eh assistir ah propaganda e ver nao da pra ter aquilo pra voce
playboy forgado de brinco um troxa roubado dentro do carro na avenida reboucas correntinha das moca as madame de bolsa
dinheiro
nao tive pai nao sou herdeiro
se eu fosse aquele cara que se humilha no sinal por menos de um real minha chance era pouca
mais se eu fosse akele muleke de toca q engatilha e enfia o cano dentro da sua boca
de quebrada
sem roupa
vc e sua mina
um dois nem me viu jah sumi na neblina
mais nao permaneco vivo
prossigo ah mística
vinte e sete anos contrariando ah estatística
seu comercial de tv nao me engana
eh
eu nao preciso de status nem fama
seu carro e sua grana jah nao me seduz e nem ah sua puta de olhos azuis
eu sou apenas um rapaz latino americano
apoiado por mais de cinquenta mil manos
efeito colateral q o seu sistema fez
racionais capítulo 4 versículo 3

(finalizo com a primeira do mesmo Álbum; Jorge de Capadócia)

Jorge da Capadocia

Jorge, sentou praça na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também
sou da sua companhia.
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.
Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem.
Para que meus inimigos tenham mãos e não me toquem.
Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam.
E nem mesmo em pensamento eles possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem sem o meu corpo tocar.
Cordas e correntes arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.
Jorge é de Capadócia
Salve Jorge!
Salve Jorge!
Jorge é de Capadócia
Salve Jorge!
Salve Jorge!


==================================
==================================
==================================
==================================
==================================

4 comentários:

Junglis Playaz disse...

Bom post mc mitiko!!!

Racionais é pra mim o melhor grupo de Rimas e poesias do Brasil,Paulo aka mano brown é gênio.

Apesar do vocabúlários paracer fraco, as letras são subjetivas, vc escutando tem que prestar atenção e compreender o que ele quis dizer. Escutar Racionais Mcs é como ler uma poesia de Camões, se vc não prestar atenção no contexto da letra vc só lê mais não entende, no caso de Racionais muito gente escuta mais não ouvi , resultado não entende ou entendi de forma distorcida.

As pessoas que geralmente não entende de duas uma: ou criticam dizendo que é som de malokeiro e bandido, ou paga de bandido e malokeiro.

Como o próprio Brown diz pra quem sabe entender: "Periferia corpos vázios e sem ética, lotam o pagode rumo a cadeira elétrica."


Vou concluír se não meu coments vira um post hauhauhauha

Hey hey hey Racionais é nosso rei hehe

Logo mais vamos arrebentar no mundãooooooooo...

Unknown disse...

antes nao gostava de vcs de jeito nenhum.tenho um namorado q eh apaixonado com vcs,as vzs tenho ate ciumes,vcs sao d+,comecei a gostar de vcs por causa do meu namorado e amo vcs hoje bjus

Junglist Playaz disse...

O.o

hahahahahhahahahaha


Racionais Mc? ou noiz?


hahahah

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk