sábado, 2 de maio de 2009

Um pouco da China no Brasil.

Holá caras-pálidas! Recebi no meu e-mails aquelas correntes chatas que só serve pra lotar nossa caixa de entrada, porém esse e-mail chato acabou me chamando atenção. Falava sobre as falsifações e/ou duplicidades de marcas com o "jeitinho chinês" de ser, propenso a ser a nova potência mundial nos próximos anos, novamente é gol do Capitalismo. Capitalismo 10 x 2 Igualitarismo.

Fiz uma rápida pesquisa e me veio a seguinte nota: "Por ano, o Brasil deixa de arrecadar R$ 27,8 bilhões por causa dos produtos ilegais.", sendo que o maior exportador de produtos ilegais para as terras brasileiras é os chineses.
Tem coisa que eu não entendo. O Brasil figura entre os países com a maior carga tributária do mundo, se eu sou brasileiro e tenho minha empresa só de encargos tributários eu pago ao governo 40% dos meus lucros, dos 60% que me restam eu tenho minhas contas fixas - água, luz, funcionários, INSS, etc etc. Resumo: do meu lucro de 100% me restam 40%.

Mas se eu fosse chinês e exportasse meus produtos falsificados para a Terra do carnaval e do samba, com meu jeitinho chinês aliado com o jeitinho brasileiro eu não pagaria impostos e o lucro dos meus produtos seriam de 80%, porque eu só teria investimento na logística de entrega e meus colaboradores seriam atonomos me isentando de responsabilidades trabalhistas como 13 sálario, INSS e afins.


Será que algum político poderia explicar isso no Blog (risos).

Away

3 comentários:

Larissa Mauricio disse...

E o pior e que muitas pessoas nem se importam em comprar coisas piratiadas...
Eu confesso que sou uma delas..
Quem é que nunca comprou/assitiu um filme antes de sair no cinema...

Olha essa Matéria:

Outro dado divulgado pela Fiesp é que a Universidade de São Paulo levantou que 60% dos consumidores de produtos pirateados não se importam em adquirir esse tipo de mercadoria. Já 66% desconhecem a relação existente entre a pirataria e o crime organizado.

Muitas pessoas são enganadas, mas a maioria comprar coisas "MADE IN CHINA" porque gostam e é mais barato...

Anônimo disse...

Por causa de impostos, tributos, inflação o comércio sempre teve um preço pouco conpetitivo e isso foi definitivo para a entrada de produtos made in paraguay, made in tawan, made in taliban (armas) hehhe, o comerciante sobe seus preços para sobreviver formalmente mas o povo miserável que não conseguiam dar presentes da estrla aos seus filhos, uma roupa menos surrada, e alguns eletrodomésticos, claro se renderam ao consumismo mais barato e viável, isso se escancarou no Br ... e o governo não fez nada para motivar o comercio formal
A China e a Coreia produzem várias partes de um produto, pois muitas empresas lucram apenas com marcas e patentes ... O Brasil enxerga isso, mas não vai dar uma alternativa melhor, porque a posição atual é comoda para deixar de resolver outros milhares de problemas relacionados ao comercio informal.O governo ainda não entendeu o impacto que isso e outras coisas como a internet tem causado no cidadão e vai causar em 10 anos.

Anônimo disse...

Alias não é só isso, o BR emergente é rei em altos preços, como o combustível e tantos outros produtos que a gente sabe que mesmo barrado na alfandega sai mais barato ...