terça-feira, 17 de junho de 2008

Palavra Chave: Voluntários, Esmola, Uma ONG mascarada...cuidado!




A algum tempo, iniciei um trabalho com deficientes visuais, cheguei a participar de um evento e decidi não dar continuidade.

Motivo? Não ter ficado claro e explícito que o projeto existia pela motivação de ajudar, de melhorar, de desenvolver uma área, pessoas, animais, meio-ambiente enfim!

Com a mesma motivação, volto a visitar sites, pesquisar nos veículos de busca e sites de relacionamento na internet as Organizações ao qual eu possa me aproximar, me treinar e realizar um serviço voluntariado.

Dessa vez, um pouco mais maliciosa, infelizmente, mais perspicaz e com mais espírito de pesquisa, pois é muito fácil fazer contato com uma ONG, conhecer 20 fulanos que irão dizer que é super hiper legal e no fim das contas a "coisa" ser diferente...

Ah se eu falar muito, quem entrar nesse site, pode se cansar de ler o texto, então, fica aí o alerta.
Quer ser voluntário? Pesquise muito, visite o local, pesquise sites de relacionamento, pesquise outros sites que possam falar sobre essa ONG, isso no mínimo!!!!
Busque informações pela mídia, sites sérios, reconhecimentos pelo ministério público, cultural.
Hoje, encontrei uma ONG chamada Humana People to People, recebi um e-mail com dois formulários que explicam o funcionamento, valores, estadias, países envolvidos, enfim informações que a primeira instância insuflam confiança.
Uma envolvida nesta ONG que inclusive hangariam recursos e o foco de ajuda está na viagem para países africanos afim de ser voluntário me adicionou no hotmail afim de tirar dúvidas e toda a amistosidade possível.
Ainda não convencida, fui pesquisar mais sobre a ONG, informações pela Internet acabam sendo nossa primeira busca.

Encontrei pouca coisa, isso já é sinal de problema, ninguém fala bem, nenhum prêmio, ninguém fala mal?

Encontrei um BLOG pedindo atenção e denuncia para essa ONG e encontrei um jornal português que informa que esta ONG está sendo processada, também encontrei duas matérias falando sobre a polícia dinamarquesa investigando a suposta ONG.

Eu não estou falando mal dessa ONG, não estou dizendo que o trabalho não é sério, mas estou dizendo que uma ONG me chamou a atenção e pesquisando não tive um retorno confiável para me associar aos projetos apresentados por essa.

O fundamento principal deste post é pedir cautela, muita cautela ao se aliar a uma ONG.

Você pode estar entrando numa fria, e o que é pior, você estará dedicando seu tempo para desenvolver um trabalho em que realmente acredita que servirá para ajudar, para melhorar esse planeta, para desenvolver e no fim estará sendo mais um fantoche de um negócio, faucatrua mascarada.

Volto para assuntos da Índia, mas quero intercalar com assuntos sobre ONGs.

Pretendo postar uma matéria interessante sobre a esmola, o voluntário e o que é caridade, toda a população pode e deve colaborar.

É, esse é um dos braços para começar a se mobilizar para lutar e defender algumas causas, temos a pedofilia rolando ä solta e muita gente fazendo vista grossa, trabalho infantil, trabalho escravo...ah é preocupante a situação que muitos insistem em fingir que é uma realidade distante, vou só viver minha vida e está bom? Não sei se é tão fácil fazer isso....

E tudo começa com uma boa reflexão...

Um comentário:

Anônimo disse...

bom post, post pra refletir bastante e saber diferenciar o que é bom do que parece bom. Vivemos numa matriz, a reliadade é ilusão e a ilusão é uma realidade.

A internet é um ótima ferramenta, pena que poucas pessoas sabem como utilizar.

Parabéns Plamobil hehehe