Cultura, Arte, Publicidade & Propaganda, Literatura, Lingua Portuguesa, Entretenimento, Filosofia, Música e muita cultura inútil, ou seja sagacidade pura.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Ron Mueck
Hoje falarei resumidamente sobre um dos escultores que mais admiro nesta atualidade;
Ron Mueck!
Nascido em Melbourne em 1958, este australiano tem trabalhando na Grã-Bretanha, e suas esculturas hiperrealistas chamaram a atenção do mundo.
Incrivelmente realistas, até gigantes, confundíveis com a realidade devido aos efeitos utilizados nas obras.
Em minha opinião, Ron Mueck é no mínimo ousado, utiliza uma série de efeitos e técnicas em arte cinematográfica e por isso o espanto das pessoas ao averiguar pessoalmente suas obras.
Ah! Quem dera vê-lo no Brasil, ou em qualquer parte do mundo rsrs.
Os pais de Ron construíam brinquedos, montavam peças, aprendeu a construir títeres e inclusive tornou-se especialista, chegou a participar de programas infantis na televisão, logo na infância.
Com o tempo passou a ser requisitado na construção de bonecos, réplicas em escalas maiores e menores, devido à perfeição e realismo em diversas escalas.
Passou a arte cinematográfica, articulando efeitos especiais como em Muppet Show, Dreamchild e o filme Labirinth estrelado por David Bowie.
Algo que li sobre Ron impressionantemente absoluto é a observação sobre a humildade e descrição de sua postura, mesmo com todo reconhecimento e até mesmo comparação ao brilhantismo dos renomados Andrea e Hanson.
Ron sempre foi discreto e gentil, dizem os chegados, faz o seu trabalho, e pronto!
Voltando... O que tornou Ron, sensação, em verdade, foram dez anos mais tarde, aliás, engraçado explicar à voces sobre um títere, pois pensei no exemplo de Pinocchio que inclusive lendo a Biografia de Ron, constatei que a pedido de sua sogra, Ron Müeck, construiu um Pinocchio e esse foi o começo da saga das esculturas de Ron. Quando? 1996!
A fortuna sorriu para Ron, em diante, o colecionador Saatchi admirando o trabalho de Müeck, a escultura de Pinocchio, decidiu encomendar quatro obras para sua exposição Sensation.
Um dos grandes marcos das obras de Ron Müeck, chama-se Dead Dad, ou papai morto, construído em fibra de vidro, semi-nu, ah! e... detalhe ... Ron construiu de memória, ou seja, cerveja!
Ou seja, não criou a partir de algum modelo, esboço e o que mais...
Com certeza um marco contemporâneo e moderno.
Mas vamos aos mexericos, Ron causou com uma de suas esculturas, chegando inclusive a ter prefeito batendo à sua porta, religiosos querendo acabar com suas esculturas, proibir suas exposições, no mínimo polêmico!
Falando em polêmico, quem quiser que vá atrás sobre mais histórias de Ron rsrs, termino fazendo apenas uma observação, sobre como é bom artistas como Ron Müeck, cheio de personalidade e não preso a técnicas, modelos, tamanhos e padrões.
Muito bacaninha metido a artista, fica discutindo sobre certo e errado e não realizando artes como as de Müeck, que alías pronuncia Muíq.
Admirável Ron Müeck.
Saudações carinhosas!
PLaymobil Aka ALessandra Mitiko
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário