Olááá, pessoas!!!
Sooooorryy...sei que deveria ter escrito ontem, pois o nosso querido Momento Pasquale acontece às segundas-feiras, mas ontem foi um dia muito movimentado, não consegui escrever por isso, especialmente nessa semana, o Momento será hoje, terça-feira.
Bom continuarei falando sobre a Reforma Ortográfica, o que mudou na acentuação de algumas palavras.
2) Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Por exemplo: Antes escrevíamos da seguinte forma - abençôo, crêem, dêem, perdôo. Agora devemos escrever da seguinte forma - abençoo, creem, deem, perdoo.
3) Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Por exemplo: Antes escrevíamos - Ele pára a moto./ Esse cachorro tem pêlos marrons./ A pêra não estava boa. Agora devemos escrever - Ele para a moto./ Esse cachorro tem pelos marrons./ A pera não estava boa.
Para não confundirmos o para (do verbo parar) com o para (preposição), o pelo (aquele que temos no corpo) com o pelo (preposição) por exemplo, só mesmo pelo contexto. Antes tínhamos os acentos para diferenciar, agora precisamos ler a frase, analisar o contexto, para aí sim sabermos a qual palavra a frase está se referindo.
Bom gente, espero que vocês tenham entendido e segunda-feira estarei aqui para esclerecer mais algumas mudanças que ocorreram na nossa querida língua portuguesa.
Até mais!!!
2 comentários:
Meuuuu!
Odeio a reforma ortográfica!
>.<
É, no começo é ruim, mas depois a gente acostuma!
Postar um comentário