segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Momento Pasquale




Olááááá, pessoas!!

Em primeiro lugar, um Feliz 2010 para todos, que este ano seja muito bom para todos nós!
Bom, não apareço por aqui faz um tempinho né... mas estou de volta, na ativa, com o nosso Momento Pasquale, esclarecendo dúvidas que surgem no dia-a-dia da nossa querida Língua Portuguesa!!
Me lembro que fiquei de escrever sobre as mudanças que ocorreram na Reforma Ortográfica. Escrevi sobre as mudanças no alfabeto e sobre a questão do trema que conforme a Reforma, não deve ser mais usado.
Hoje vou falar sobre algumas mudanças na acentuação. Para não ficar muita informação de uma vez só, vou escrever um pouco hoje e o restante nas próximas segundas-feiras. Vamos lá:

1) Não se usa mais os acentos dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas.

Opa, vamos com calma, em primeiro lugar, o que são ditongos e palavras paroxítonas?
Ditongo nada mais é do que uma vogal e uma semivogal (vogal com som mais fraco) juntas em uma mesma sílaba e quando separamos as sílabas dessa palavra, a vogal e a semivogal permanecem juntas. Exemplo: Na palavra caixa temos a vogal a e a semivogal i juntas e quando separamos as sílabas, elas continuam juntas: cai-xa.

Toda palavra tem uma sílaba tônica, ou seja, uma sílaba mais forte, que pronunciamos com mais força. Por exemplo, na palavra café pronunciamos com mais força a última sílaba que é , na palavra macaco pronunciamos com mais força a penúltima sílaba que é ca. Na palavra médico pronunciamos com mais força a última sílaba que é . Dependendo da posição da sílaba mais forte, ela receberá uma classificação. Quando a sílaba mais forte for a última, dizemos que essa palavra é oxítona, quando a sílaba mais forte for a penúltima, dizemos que essa palavra é paroxítona e quando a mais forte for a antepenúltima, dizemos que é proparoxítona.

Agora que já sabemos o que é ditongo e o que significa uma palavra paroxítona, vamos entender essa mudança que ocorreu na Reforma.
Antes todas as palavras paroxítonas que possuíam ditongos éi e ói eram acentuadas. Por exemplo: assembléia, idéia, bóia, jóia.
Agora, elas não possuem mais acentos, ficando dessa forma: assembleia, ideia, boia, joia.
Como estamos acostumados a acentuar essas palavras, no começo fica muito estranho não acentuá-las, mas depois pode ter certeza que nos acostumamos.

Na próxima segunda, falarei um pouquinho mais sobre o que mudou na acentuação das palavras.
Até mais!!

2 comentários:

silvana disse...

Adorei a explicação!! nada como entender do assunto..

Anônimo disse...

Aehhh voltooooooou!!!!