segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Momento Pasquale

Olááá, pessoas!!!
Desculpe não ter postado a semana passada, muuuuita correria, mas aqui estou eu com o nosso Momentoo!!!
Vou continuar falando sobre a Reforma, mas hoje vou escrever o que permanece em questão de acentuação!

5) O acento diferencial entre pode/pôde continua. Para quem tem dúvidas, pode é a forma do presente do indicativo do verbo poder, na 3ª pessoa do singular. Já o pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Ontem, João não pôde falar comigo, mas hoje ele pode.

6) Continua o acento diferencial entre por/pôr. Por é preposição. Pôr é verbo.
Exemplo: Vou pôr meu vestido que foi feito por você.

7) Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, advir, intervir, etc). Exemplos:
Ele tem duas casas. Eles têm duas casas.
Ele vem de São Paulo. Eles vêm de São Paulo.
Ele intervém em todas as notícias. Eles intervêm em todas as notícias.

Fácil, não é?? Próxima segunda, falarei sobre o uso do hífen!!
Até!!!


2 comentários:

ALe disse...

muito legal, vc já falou do porque em alguma edição que eu perdi? me enrolo toda com esse lance de por que, porque, por quê, porquê? kkkkkk

Ninna disse...

Aleeee, falei sim... vai lá na parte de 2008, 25 de agosto!!!!