domingo, 19 de setembro de 2010

Bueno Aires? Não...Viva Bueno Brandão!

Olá anônimos, estava devendo reativar a sessão CEP. mas agora voltei com muitas histórias e aventuras para compartilhar.
No último post da sessão CEP havia comentado sobre minha visita a Jaguariúna, cidade do interior paulista. Dessa vez vou comentar de uma cidade do interior mineiro em que passei o Carnaval 2010.

Como dizem os mineiros, “Carnaval é em Minas” e de verdade eu pude comprovar isso.

Quer passar o feriadão de Carnaval agitando com muita gente sem se preocupar com a criminalidade exagerada dessa época do ano, indico as cidades do sul mineiro, indico mais precisamente Bueno Brandão, lá é Bueno.
Além de ser o encontro de paulistanos turistas e paulistas de São José dos Campos, Campos do Jordão e região, com mineiros das regiões de Monte Sião, Inconfidentes, Borda da Mata e outras, a camaradagem entre as tribos é muito grande, os sotaques se misturam é “Pô meu” de um lado e “Uai sô” do outro, rapidamente você esquecerá que é um turista e em poucos dias se sentirá um nativo da região, ou que está a poucos metros de casa.

Bueno Brandão é extremamente pacata, uma cidade com 11 mil habitantes, daria para colocar todos os habitantes dentro do Estádio do Morumbi e ainda o estádio estaria vazio. Mais não daria pra achar um restaurante com comida caseira mineira tão saborosa e tão barata na gigante São Paulo.

A ecônomia da cidade é rural, nos poucos comércios da cidade e no turismo de Bueno Brandão, que é o mais movimentado turismo ecológico da região em razão de estar repleta de cachoeiras, aproximadamente 30 cachoeiras. Isso mesmo 30 cachoeiras.
As mais freqüentadas e conhecidas são as do Luís, do Félix e do Machado II. Conheci a do Félix, Cachoeira maravilhosa, não tenho a minima noção da suas dimensões mais imagino que seu tamanho seja o de um prédio de 4 – 5 andares, dificil mensurar a beleza do lugar.

O carnaval em Bueno Brandão é motivado pela própria comunidade com apoio da Prefeitura, o mais interesse é a existência de duas escolas de samba e dois carros alegóricos, um deles o mais popular e jovial o Abre Alas do Tubarão Martelo.
De uma forma resumida o Tubarão Martelo, foi idealizado por amigos bêbados da cidade que resolveram movimentar a cidade a exemplo das festas que conheciam das micaretas que conheciam de outras cidades, detalhe; todo Jovem nascido em Bueno Brandão tem como meta estudar fora ou no interior de São Paulo ou em cidades Universitárias do interior de MG, esses mesmos só retornam a cidade por três motivos; Carnaval, Festa do Zé Bagunça (festa popular de meio de ano da cidade) e rever os pais que após aposentados se fixam em Bueno Brandão por seu clima e tranqüilidade.

Outra curiosidade é que O nome Bueno Brandão - em homenagem a Júlio Bueno Brandão político mineiro, por duas vezes governador de Minas Gerais na antiga república e famoso por ter sido o “mais bem sucedido autodidata da magistratura mineira"- é o quarto nome da localidade, que também já fora chamada de: Bom Jesus da Pedra Fria, das Antas e Campo Místico. Note-se que Campo Místico ainda é o nome preferido da população local, sendo usado informalmente.

Bueno Brandão é Bueno principalmente se você gosta de trilhas e principalmente de Cachoeiras.

Próximos CEP´s: Litoral Norte a playboyzada de Sampa e Rio de Janeiro ao contrário.

Saudações.

Nenhum comentário: