domingo, 27 de julho de 2008

E-Lixo




Lixo tóxico, lixo nuclear, papel de xixi, papel de cocô, pilhas, resíduos orgânicos, plásticos, vidros, latas de alumínio...e por aí vai.

Muitas pessoas do sub-mundo aprenderam a sobreviver através da coleta e separação de lixos, aprenderam a vender a matéria-prima para tratamento e re-fabricação, infelizmente nós ainda dificultamos muito esse processo e por apenas 7,8% da população separar seu lixo corretamente, acabamos criando condições piores ainda ao destino dos lixões...

Muitas pessoas também frequentam os lixões buscando objetos que possam considerar reaproveitáveis e infelizmente até mesmo por alimentos.

Acredito que se a população separar melhor seu lixo, isso poderá beneficiar em muitos aspectos, principalmente para reciclagem.

Antigamente, as pessoas iam ao supermercado com suas próprias sacolas de nylon, ou de corda, e as compras eram embrulhadas em papel, jornal e sacos de papel, hoje substituídas pelo saco plástico...não fazem idéia do que essa quantidade de sacolinhas utilizadas somadas aos seus pra lá de 40 anos de decomposição torna difícil "a coisa".

Penso que uma boa saída para substituir os sacos para lixo, seriam sacos de estopa ou de fibras, mas para que funcione as pessoas precisam organizar melhor seu lixo!

Me envolvi com o assunto lendo sobre e-lixo, que é o assunto que encerrará esse post e acabei dando uma pesquisada sobre o tempo de decomposição de alguns objetos e decidi postar para enfatizar esse pensamento.

Termino meu alerta/desabafo, antes de postar um texto super sério, pedindo a quem tiver fôlego de ler esse post....para pensar no que está fazendo com o seu planeta, pequenas atitudes no nosso dia-a-dia farão a diferença, ajudar seu vizinho, seu amigo, sua mãe a pensar nisso, deixar a preguiça e/ou o pensamento "eles não fazem, porque vou fazer?" de lado.
As atitudes de hoje, serão decisivas no amanhã.

===O texto a seguir provém da fonte www.ecolegal.com.br ===porém editei os textos, alterei algumas colocações e inclui comentários, porém não retirei o significado real do conteúdo de compreensão, ou seja, não inventei informações, apenas formatei para facilitar a compreensão, editei o tamanho de algumas frases e comentei algumas bizarrices.

Prefira sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação.

A natureza é exímia em reaproveitar e renovar tudo, enquanto o homem é exímio em gerar lixo e poluir.

Reciclagem do lixo : papel fundamental na preservação do meio ambiente.

Objetivo: Diminuir a extração de recursos naturais, diminuir o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas.

Benefícios: Enormes para a sociedade, economia do país e para a natureza.

Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro.

Estastística: O tratamento do lixo doméstico no Brasil é realmente uma tragédia!!!!

Produção de lixo doméstico no Brasil: 241.614 toneladas por dia

Dessa quantidade...

76% são atirados a céu aberto.

10% a 13% apenas são encaminhados a lixões controlados.

9% a 10% para aterros sanitários

2% ISSO MESMO, SOMENTE DOIS POR CENTO É RECICLADO!!!!!! VALHA ME DEUS!!!!

0,9% são compostados em usinas

0,1% são incinerados.

QUEM É O MARGINAL DA HISTÓRIA?

EU TENHO MEDO DO HOMEM DO SACO, MAS ACREDITE ELE É O PAPAI NOEL!!!

Os catadores de papel que na maioria das cidades são marginalizados, na verdade contribuem com uma significativa parcela no processo de reciclagem dos materiais descartados nos grandes centros urbanos.

UM DOS PERIGOS EMINENTES

O lixo não recebendo o tratamento adequado, constitui um problema sanitário; doenças como diarréias infecciosas, amebíase, parasitose, abrigo seguro para ratos, baratas, urubus (que podem derrubar aviões), contaminação dos lençóis freáticos através do chorume (liquido altamente tóxico que resulta da composição da matéria orgânica associada com os metais pesados)

É importante salientar que o material orgânico compõe a maior parte do item "outros". Aproximadamente 53% deste total, é de restos de comida desperdiçada.

AGORA, PRESTEM ATENÇÃO NOS COMENTÁRIOS ABAIXO, SÃO CURIOSOS E INTERESSANTES PARA SE CONHECER UM POUCOMAIS SOBRE O ESFORÇO DA NATUREZA.

3 meses

A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é um dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem. Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco. Além disso, um papel absorvente dura vários meses. Jornais podem permanecer intactos por décadas.

6 meses

A deterioração de um fósforo de madeira começa com a invasão da lignina — seu principal ingrediente — por hordas de fungos e insetos xilófagos, os que comem madeira. O processo é lento e, em um ambiente úmido, um fósforo não se destrói até que se passe cerca de seis meses.

6 a 12 meses

Os microorganismos, insetos e outros seres invertebrados geralmente transformam a matéria orgânica de forma eficaz. No entanto, o miolo de uma maçã, que se decompõe em uns seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno. Isso porque o orvalho (e a neve nos países frios) dificulta a proliferação dos micróbios e diminui sua capacidade devoradora.

1 a 2 anos

Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é menos nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é maior.

5 anos

Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até cinco anos. A pulverização do chiclete é mais rápida se ele grudar no sapato de algum distraído.

10 anos

Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço recoberto de estanho e verniz. Já uma lata de alumínio não se corrói nunca. E boa parte dos refrigerantes é vendida em latas de alumínio.

mais de 100 anos

As boas qualidades do plástico — sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos — impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.

4000 anos

O vidro não se biodegradará jamais. Sua resistência é tamanha, que arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

E vamos agora a estimativa do tempo de decomposição, estimativa pois, lembremos que o tempo,ambiente e solo que o lixo foi excretado será decisivo para facilitar ou dificultar o processo decompositivo.

Borracha Indeterminado
Cascas de frutas 1 a 3 meses
Chiclete 5 anos
Fralda descartável biodegradável 1 ano
Fralda descartável comum 450 a 600 anos
Filtro de cigarro 5 a 10 anos
Garrafas de vidro indeterminado
Garrafas de plástico (pet) indeterminado
Garrafa plástica comum acima de 450 anos
Isopor 8 anos
Jornal 6 meses
Lata de conserva acima de 200 anos
Latas de alumínio acima de 400 anos
Lata de aço 10 a 20 anos
Madeira pintada 13 a 15 anos
Metal acima de 100 anos
Nylon acima de 30 anos
Palito de madeira 6 meses a 1 ano
Pano 6 meses a 1 ano
Papel 3 a 6 meses
Plástico 450 anos
Pneu indeterminado
Sacos plásticos acima de 40 anos
Tampas de garrafa 150 anos
Vidro 1 milhão de anos

Tempo de decomposição de resíduos em Oceanos
Papel Toalha: 2 a 4 semanas
Caixa de Papelão: 2 meses
Palito de Fósforo: 6 meses
Restos de Frutas: 1 ano
Jornal: 6 meses
Fralda Descartável: 450 anos
Fralda Descartável Biodegradável 1 ano
Lata de Aço: 10 anos
Lata de Alumínio: não se corrói
Bituca de Cigarro: 2 anos
Copo Plástico: 50 anos
Garrafa Plástica: 400 anos
Camisinha: 300 anos
Pedaço de Madeira Pintada: 13 anos
Bóia de Isopor: 80 anos
Linha de Nylon: 650 anos
Vidro: Indeterminado
Lixo radioativo: acima de 250 anos

Em seguida 10 ações cidadãs acerca do mais novo lixo, ele mesmo o E-lixo, lixo eletrônico e tecnológico, são placas, mouse, teclados, fio, chip e parece que não mais esse novo lixo que estamos produzindo, tem sido liberado ou melhor jogado fora de maneira incorreta.

10 AÇÕES CIDADÃS

Quando você decide trocar seu computador ou celular por outro mais moderno, mais bonito ou com mais recursos tecnológicos, você sabe o que fazer com o aparelho antigo?
Se a resposta for não, conheça os 10 passos que todo cidadão consciente deveria seguir antes de comprar um novo equipamento.


1) Potencialize
Mantenha uma relação utilitária, e não consumista, com a tecnologia. Antes de pensar numa nova compra, cogite recondicionar seu computador. Descarte-o apenas se ele não atende mais às suas necessidades e nem vale a pena adaptá-lo para essa finalidade. Quanto mais trocas, mais lixo.

2) Doe
Em caso de mudança de equipamento, destine o antigo para quem realmente vá usá-lo ou para instituições sociais que trabalham com inclusão digital. No Brasil, 55% da população acima dos 10 anos jamais acessaram um computador. O que se tornou inútil para você pode fazer a diferença para milhões de pessoas.

3) Ponha na balança
Ao adquirir um outro computador, lembre-se de que todo consumo causa impacto no meio ambiente. Prefira as máquinas que agregam várias funções, pois consomem menos energia, e os chamados produtos verdes de maneira geral. Ainda que um pouco mais caros, eles são ecologicamente corretos.

4) Rejeite imitações
Evite comprar produtos de empresas que dão uma garantia muita pequena e não demonstram qualquer sentido de responsabilidade social. E fique longe dos produtos falsificados, produzidos sem qualquer preocupação ambiental.

5) Informe-se
Procure saber se o fabricante do computador ou outro eletrônico que você deseja comprar possui alguma certificação da série ISO 14.000. Isso indica que a empresa tem um sistema de gestão ambiental, garantindo a responsabilidade ambiental de seus produtos e serviços.

6) Economize
Sempre que se ausentar de casa ou não for usar o computador, mantenha-o desligado. E reduza a impressão sempre que puder, evitando gastos de tinta e papel. Lixo tecnológico, preservação ambiental e eficiência energética tornaram-se questões indissociáveis.

7) Mobilize
Ajude a disseminar os benefícios do consumo equilibrado e do descarte apropriado para a qualidade de vida e do meio ambiente. Afinal, o que você retira de sua casa ou do seu escritório e joga fora, não desaparece — só muda de lugar, prejudicando a todos, num efeito cascata.

8) Saiba mais
Entenda como se dá uma verdadeira reciclagem de computadores, processo de alta complexidade e custo, mas que representa o único caminho seguro contra riscos e danos. Esse conhecimento pode ser útil no sentido de reivindicarmos imediatamente uma legislação específica para essa atividade e de possibilitarmos que mais empresas no Brasil a pratiquem.

9) Participe
Leia, reflita e entre nas discussões sobre o lixo tecnológico. Esse debate está estreitamente vinculado à sustentabilidade do planeta e não pode mais ser adiado. É hora de buscarmos soluções reais para esse grande desafio.

10) Comece por você
Torne-se um consumidor consciente em tempo integral, através de ações afirmativas que inspirem outros a seguir o exemplo. Nada é mais poderoso do que um indivíduo atuando para a mudança social e fomentando a criação de uma consciência coletiva.

Espero que tenha sido instrutivo e instigante para tomar uma posição, atitude, de que lado você está!

Hasta!

***********************************************************************

3 comentários:

Anônimo disse...

thank u =D

Spañol disse...

bom post, bem consciente dando uma aula de cidadania, me rachei com seu humor sagaz

EU TENHO MEDO DO HOMEM DO SACO, MAS ACREDITE ELE É O PAPAI NOEL!!!

hauhauahuaha

Se as pessoas tivessem a pequena consciência de jogar lixo no lixo já seria um passo em rumo a evolução.

Anônimo disse...

hauahuahuaha até eu me rachei com essa do homem de saco,tem coisas que quando vejo...já escrevi huahauhau tosquera!!!!