sábado, 5 de julho de 2008

El Rojos Campeones del Europa.

Buenos amigos, muchachos, chicos y chicas, esse é um post atrasado mais que não poderia deixar-lo para trás.


No dia 29 de Junho de 2008, a Espanha marcou sua história no futebol mundial se consagrando campeã da Copa Euro em cima da Alemanha em Viena na Austría.

Os espanhois após um jejum de 44 anos sem conquistar NENHUM título, passadas gerações de craques como De la peña, Zubizzarreta, Panucci, Luis Henrique, Raul e outros que no máximo faziam campanhas invejáveis porém na fase eliminatória sempre caia, ao comando de Luis Aragonés (aka Zangão) a tida como nova geração, fez soar em toda a Espanha o grito de ÉÉÉ CAMPEÓNNNNN ÉÉÉÉÉ CAMPEÓNNNNNNN.

Nenhum espanhol a de admitir inclusive minha professora não admitiu hehe, mais essa vitória também serviu para unir os próprios cidadões espanhois, que vivem uma richa eterna entre bascos, galegos, madrileños, valencianos, nacionalistas e não nacionalistas. Porém o sentimento que percorreu por todo território espanhol foi de uma vitória de todos, todos por alguns dias eram acima de tudo nacionalistas, até porque em sua seleção tinham jogadores de todas regiões, o melhor jogador do campeonado eleito pela EUFA é asturiano e atende por David Villa, além do destaque no meio campo ser o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Sena. Para Luis Aragonés na escolha dos jogadores que fariam parte da Selação pouco importava de qual região o jogador era desde que estivesse numa boa fase, postura muito diferente de diversos anos anteriores.

A vitória foi tão importante que o Rei de Espanha foi a campo abraçar Iker Casilas, capítão e a voz forte do time.


Nos jornais espanhois ficaram com essa euforia pela semana toda, as ruas foram tomadas por completas por espanhois. O que me inveja foi ver o futebol apresentado pela Espanha nessa Euro, um futebol que desde o principio foi digno de uma seleção campeã, jogadores que brigava por cada espaço no campo, não tinha bola perdida, e não importava colocar a perna e a cara para bater, é exatamente essa gana esse espiríto que infelizmente falta na nossa seleção brasileira atual.



ENHORABUENA ROJOS ESPAÑA COÑOOOOOO

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom post primeiro pq a Espanha se superou, segundo pq tinha brasuca dando o sangue no baguiu, e terceiro pq a Eurocopa foi tudo de bom.......po se naum tivesse apressada pra tromba voces eu postava mai sobre a eurocopa, só elogios huahaua

viva a fúria