domingo, 28 de dezembro de 2008

Quebra ou Não Quebra?



Cai, cai Bovespa! Hahaha, é, não foi muito engraçado, mas o efeito dominó enfim aconteceu, e claro, quem quer vender jornais, falou só agora de uma crise que vinha se arrastando desde 2007 nos Estados Unidos da América!

E eu me pergunto, quanta confiança num "banco" que quebrou muito pelas fórmulas físicas a qual muitos gigantes se prestaram? Qual foi a matemática que não deu certo, mesmo?

E mais uma vez o Brasil pousa os olhos sobre os EUA, vi poucos brasileiros se perguntando sobre nossa situação, perdemos mais tempo endeusando o novo presidente Barack Obama, do que valorizando o Lula ou enfim, verificando nossa economia.

Estava eu, lendo uma das revistas que considero mais sérias do momento, CARTA CAPITAL e então, não considere plágio, mas vou fazer um release aqui do que entendi da entrevista, aí, pra quem duvidar, compra um exemplar saído do forno em 24 de Dezembro.

Guido Mantega (ministro da fazenda) em entrevista tentou como Lula, passar a imagem de confiança e esperança, inclusive alegando que já existe uma estratégia em prática para reforçar o PAC.

Para quem não sabe, Programa de Aceleração do Crescimento, um fundo de investimentos.

O que não podemos ignorar, é que desde Setembro vimos que muitas Empresas automobilísticas, paralisaram trabalhadores, demitiram e estão em longo recesso.

O desemprego está aí, empresas demitindo,embora o governo esteja fazendo grande esforço para que não haja demissões massivas e claro, oferecendo 95 bilhões de reais que poderão em algum momento ser liberados para equilibrar nossa economia.

Resumo da marola, para não cansar ninguém, embora odeie parecer tablóide: Estão contando mais uma vez com o povo brasileiro que felizmente ou infelizmente é um consumista potencial!!

Ou seja, com ou sem grana, a grande estratégia e manter o mercado aquecido, ou seja, brasileiros bobões, não parem de gastar que traremos um monte de gringos para alegrar, day french e enfim, egos a tona.

Brasileiro pesquisa mas compra, ganha pouco mas gasta muito, adora um crediário e diz que só assim sobrevive, bem sabemos que cabe melhor dizer, que só assim consumismo! Hahah ou Consumimos.

O Brasil se virou muito bem no ano de 2008, mas não foi a maravilha pregada por aí.

Interessante seria realmente o brasileiro racionar ao máximo pensando em 2010, senão vira aquele negócio, bombordo, estibordo!

Mas, como o governo brasileiro nos conhece bem...sabe que 2009 deverá seduzir muito mais o bolso do brasileiro.

Gaste, gaste, gaste, o banco e certas empresas encherão o rabo de dinheiro, injeção do governo, e compra títulos e baixa juros, controla inflação, e engessa juros...hahah e quando eu digo, "engessa" juros, é porque o povo pensa que os juros estarão baixo, mas muita coisa estará embutida no pacote e o brasileiro-coitado, não vai perceber.

Ei, ao invés de ficar só em orkut e salinha de bate-papo, que tal ler um pouco mais e se informar?

Utilidade da informação? Propagar aos seus amigos e familiares e desenvolver uma nova conduta de vida - não ao capitalismo? Haha Imagine, sim ao capitalismo, mas sem exageros e com uma consciência maior sobre o que você, querendo ou não, participa.

O resto do assunto eu quero continuar no bar, então....
Saudações e uma ótima semana a todos.





Rebobine, Por favor


SAUDAÇÕES
A data "natal" passou, acabou, todo mundo pode tirar a máscara novamente, enfim, finalizando os 365 dias, não muda muita coisa, quem muda é você, eu, nós!

A DICA!
Quem ficar em São Paulo, pode verificar a expo magnifique, coloquei o Link (clique no tema do post) porque vale a pena xeretar o site.

Rebobine, Por favor de Michel Gondry, está rolando no MIS, av Europa, tarara-tarara, aproveita, procura e se informa sobre o museu.

Advirto que vai até 11 de Janeiro, no site da Rebobine está a grade completa da expo.

A proposta da exposição é que é o grande barato, imagine ver 11 cenários construídos pelo próprio cineasta e o melhor, fazer seu próprio filme?

O barato legal, é que estão sendo oferecidos vários Workshops, e o lance de fazer seu próprio filme é no mínimo, inusitado e portanto divertido!
Claro, você não vai ficar rodando um longa-metragem a tarde inteira huahau, mas vai conseguir sentir um pouco sobre CINEMA.

Acho que São Paulo é a última cidade do Brasil, a qual podemos dizer que não tem nada para fazer ou nada gratuito.

QUEM É ESSE MICHEL GO-O QUÊ?
Gondry, nasceu em Versailles, 1963.
Para quem não conhece, Michel Gondry, cineasta francês, dirigiu filmes famosos como Human Nature e o Brilho Eterno de uma mente sem lembranças.

Aliás, Brilho Eterno é um filme que definitivamente entrou para meu hall particular de filmes food-ões hahaha (brincadeiras ä parte)


E põe brincadeira nisso, porque admiro muito Michel Gondry! E por incrível que pareça, conheci através da Björk!

Hum, aliás, Bjork já viveu um romance com Michel e nesse rolo todo, ele produziu dos melhores clipes da Dama Alternativa.


Outro clipe que amo é Star Guitar - Chemical Brothers, também produzido pelo francês.


Michel também participou de uma banda francesa muito bacana Oui Oui.

E...?
Bem, a dica foi dada, agora .... Light, Camera, Action!










Capitalismo em crise. (Parte II)

Buenos, esse post é a segunda parte da mini-série sobre o moderno sistema de escravidão, chamado Capitalismo.

No primeiro post da série havia iniciado o assunto com um personagem polémico, um vizinho Latino Americano , que é o sr. Hugo Rafael Chávez Frías, mais popularmente conhecido como Hugo Chávez, político e militar é o 53º e atual presidente da Venezuela. Aliado e amigo de Fidel Castro e inimigo público do Governo Norte-Americano.

No post anterior havia mencionado uma das ações recentes do Governo de Hugo Chaves, que foi o fechamento de todas as unidades do fastfood MCDonalds por 48 horas, em razão das divergências encontradas no balanço patrimonial da empresa que consequêntemente estava camuflando o não pagamento de impostos fiscais e federais, ou seja, em outras palavras o Tio Donald estava mudando ou maquiando o seu balanço financeiro para se isentar de certos impostos. Pelas mesmas investigações foram fechados os escritórios da Pepsico (Companhia Pepsi) na Venezuela, as investigações permanecem, estão em recesso em razão do final de ano.

Quando a noticia foi ao ar, digo a mídia, o que se falava rapidamente e nada detalhado é que Hugo Chaves fechou todos os Mcdonalds do país em perseguição as empresas norte-americanas, porém não dão os detalhes do porquê. Vamos ismiuçar o porquê Lideres de países da América, como Hugo Chaves, Evo Morales,Fidel Castro países com liderança de esquerda são publicamente contra o imperialismo norte americano. Pra quem assistiu o documentário do post anterior sobre Corporações vai ficar bem mais claro.

No Estados Unidos da América, se encontra as maiores corporações do mundo, leia-se ou entenda também que nos Estados Unidos se concentram os negócios dos maiores agiotas, empresários e acionistas do mundo, coloca-se nessa receita mafiosos também.

Esses cidadões que não são exclusivamente americanos, são donos das ações das empresas que mais faturam no mundo e se beneficiam da legislação de empresas de capital americano. O Bussines americano é o padrão para o mundo global, não é atoa que o dolár é a paridade dos negócios. Time is money.

Bem, nos Estados Unidos desde 2001 está em vigor a Lei Sox ou Sarbanes-Oxley, uma lei que foi criado em razão de diversas divergências contábeis envolvendo empresas de capital aberto, e motivado após o escândalo público da gigante ENRON, essa lei preza pela credibilidade e transparência das empresas em transações comerciais em âmbito global. O que essa lei exigê, é que todas as grandes empresas de capital aberto que são a grande maioria dos EUA, divulguem semestral, bimestral e anualmente seus balanços. Para que haja um certo controle do desempenho contábel das grandes empresas. Essa lei na época foi amplamente divulgada, e mostrava uma faceta de um Governo EUA preocupado com seus escândalos financeiros, porém não passou de um trucco ladrão.

A Enron Corporation era uma companhia de energia localizada em Houston, Texas. A Enron empregou por volta de 21.000 pessoas tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (electricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dolares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência.

Alvo de diversas denúncias de fraudes contábeis e fiscais e com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo pediu concordata em dezembro de 2001 e arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. Na época, as investigações revelaram que Enron havia manipulado seus balanços financeiros, com a ajuda de empresas e bancos, e escondeu dívidas de US$ 25 bilhões por dois anos consecutivos, tendo seus lucros inflados artificialmente.


BY WIKIPÉDIA.

Conforme as partes grifadas, as empresas de capital aberto nos Estados Unidos antes da Lei Sox já eram obrigadas a demonstrar seus balanços patrimoniais, sendo que esses balanços teriam que ser auditados por alguma empresa especializada em auditoria contábel e financeira, justamente para que o Governo tenha esse certo controle, ou seja além da aréa contábil ou financeira da empresa elaborar o próprio balanço esse balanço teria que ser auditado por uma empresa especializada.

Que no caso da ENRON era a Arthur Andersen Co., que numa jogada de pilatras engravatados, porém nenhuma novidade da parte sem ética empresarial, mudaram o Balanço patrimonial da empresa forjando alguns números para um recolhimento menor nos impostos, qualquer um que tenha um conhecimento básico em Administração de Empresas ou Contábilidade, sabe que é muito fácil mexer um Balanço com Ativo e Passivo ao seu bel prazer, esquema esse que envolvia além da auditora Arthur Andersen, bancos e outras empresas do grupo.
O presidente Kenneth Lay e o Diretor Jeff Skilling, da Enron, "Nem tudo que reluz é ouro."

Com a criação da Lei, o que mudava nesse quadro, absolutamente NADA, a lei Sox criada no período da falência da Enron e da Arthur Andersen foi só uma grande jogada de Marketing do governo EUA, para que os investidores estrangeiros, as transações comerciais não fossem prejudicadas em razão desse fato ter ido a tona. E foram muito bem sucessidos, já que mesmo após o escândalo, rios de dinheiro continuaram caindo na terra do Tio Sam, e manipulações contábeis continua acontecendo no mundo dos negócios.

TRUCOOO.


No próximo post, você sabia que a Venezuela era a 4º maior fornecedora de petróleo do mundo e que seu maior comprador era os Estados Unidos, mesmo assim 80% da população era pobre, quem é o diabo? Hugo Chavez ou o Tio Sam?

AWAY.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Dies Natalis Invicti Solis.


Olá anônimos natalinos, pegaram no saco do Noel? O velhinho patrocinado pela Coca-Cola visitou a casa de vocês?

No natal, cientistas e céticos do mundo inteiro não comemoram o nascimento do menino Jesus como muitos católicos, isso porque há muitas contróversias na data de seu nascimento.

Quando os cristãos decidiram comemorar o nascimento de Jesus, já não havia registro confiável a respeito da data de seu nascimento. Hoje se estima que Jesus teria nascido em torno do ano 7 AC (”antes de Cristo”), em uma primavera. Foi apenas no século IV que o papa Júlio I definiu a data de comemoração do nascimento de Jesus.

A data escolhida não era uma qualquer, muitos e muitos anos antes de Papas, antes de Jesus, já se comemorava o Solstício de Inverno, fenômeno em que os dias ficam cada vez mais longos 22,23 e 24, sendo no dia 25 o renascimento anual do próprio Sol.

E foi o próprio imperador romano Júlio César que definiu a comemoração do solstício na data que nos é familiar, 25 de dezembro. César declarou este dia o “Nascimento do Sol Inconquistável”, que em latim deve soar familiar: “Dies Natalis Invicti Solis”.

Em razão disso os cientistas e céticos do mundo tem outro motivo para comemorar, no dia 25 de Dezembro (pelo calendário Juliano, o mais usado na Inglaterra antes do Gregoriano usado por nós.)de 1642 nascia sir. Isaac Newton, em Woolsthorpe na Inglaterra.

Da mente deste homem surgiria a lei da gravitação, as leis do movimento, o cálculo, o teorema binomial, o telescópio de reflexão, o espectro da luz. Nenhum outro ser humano contribuiu mais para o entendimento do mundo que nos rodeia que Isaac Newton. Isso é mais do que motivo para comemorar seu nascimento no Natal.

HOU HOU HOU O PAPAI NOEL NÃO EXISTE HAHA.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Capitalismo em crise.


Olá anônimos e anônimatos, em razão desse período de final de ano, provas, exames, relatórios, compromissos capitalistas e mundanos, estava difícil de postar, mas aproveitando o período de descanso natalino irei fazer uma mini-série sobre algumas nuânces do sistema moderno de escravidão que vivemos: o Capitalismo.

Como pontapé inicial começaremos falando de Hugo Chavez, para uns um tirano bestial para outros um nacionalista extremista revolucionário e para outros o Capeta em forma de Guri. Confesso que a imagem de nacionalista extremista é a que mais me agrada, porém não quero tendenciar meu texto, e sim, expor minhas modestas opiniões para reflexões dos leitores com o objetivo de desmitificar o Capitalismo.

Começo com uma informação pouco propagada que ocorreu em outubro agora, a Venezuela fechou por 48 horas todas as lojas de Fastfood do Mcdonalds, o diretor da Receita Federal venezuelana, José David Cabello, disse que há problemas nos balanços da rede americana e também nos impostos recolhidos pela empresa.



Os 115 restaurantes McDonald’s da Venezuela foram fechados na quinta-feira (11/12/2008) e permaneceram fechados até sábado(20/12/2008), as investigações continuam.


O presidente venezuelano Hugo Chávez já havia autorizado uma ação similiar com os escritórios na Venezuela de outra multinacional americana, a Pepsi. Chávez também determinou a nacionalização das operações de empresas de petróleo americanas que operavam no país.

Para alguns as informações citadas acima, será um prato cheio para acusar Hugo Chaves de presidente maluco inconsequente. Antes de ter uma total convicção, sugiro que assista esse documentário, sobre corporações e tire você mesmo suas próprias conclusões.


Se você gostar dessa primeira parte do documentário sobre Corporações, clique aqui para assistir a parte II.

O próximo post dessa série sobre o Capitalismo falarei sobre a assustadora crise financeira, crise financeira mundial ou crise dos acionistas norte-americanos?

AWAY.

sábado, 13 de dezembro de 2008

José Saramago


Saudações comunidade anônima e sumida também hahaha ironia aos membros, mas correrias de final de ano, faculdade etc... etc...compreendo.


Começo com a dica!


Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 - entrada pela R. Coropés - Pinheiros - São Paulo - SP.

Exposição de José Saramago - A consistência dos sonhos.

Entrada Franca até Fevereiro de 2009

De terça a domingo das 13 h as 20 hours.


Bem, falar de José Saramago não é fácil e foi um presente necessário verificar a exposição, sai boquiaberta com os materiais expostos, cartas, jornais, livros, uma infinidade de informações sobre Saramago, coisas que não ficam disponíveis em qualquer prefácio ou coluna.


Sai da exposição respeitando mais ainda esse ser humano, admirando e muito mais pensativa com relação aos ângulos sobre a vida, sobre a luta!


E o mais legal, a entrada é franca gente, fiquei feliz por ver muitas pessoas na exposição, aberta inclusive pelo próprio Saramago.


Além do Tomie Ohtake ser super amplo e bonito.


A rotina e as diversas obrigações do nosso dia-a-dia em uma cidade caótica como todas as grandes metrópoles, muitas vezes nos impedem de realizar muitas atividades, nossa e como valeu a pena.


Incrível, ir a essa exposição ativou tantas coisas, tantos sentimentos, isso é cultura, no seu real sentido, e ego, no seu real sentido.


Abre aspas: cultura é um termo bastante ambiguo, antes de discuti-lo para não perder o foco e ego é centro da consicência inferior, diferente de eu que é superior ... assunto longo que já entreguei senha e tá na fila atrás dos hindus e de Lars Von Triers e de Hitler hahahaha.


Voltando ... José Saramago


A mostra analisa a obra e vida do escritor tanto da perspectiva no mundo da literatura como sociopolítica, a exposição reúne em torno de 500 documentos originais, entre eles, poesias inéditas, e outros tantos digitalizados, obras inéditas, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, traduções, fotografias, vídeos, gravações originais, que traçam a vida literária do escritor, assim como exploram a imaginação de Saramago.

No dia 25 de novembro, Saramago concedeu uma entrevista coletiva no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, do qual discutiu sobre temas como o Direitos Humanos, sua infância, as transformações que ocorrem no mundo, o acordo ortográfico e claro, seu novo livro “A viagem do elefante”.

Questionado sobre a literatura divertida de seu livro, o escritor afirmou que não tem poder sobre aquilo que escreve e que não estava pré-destinado a forma de abordagem do mesmo.


Quando começou a fazer o livro em 2006, escreveu 40 páginas e adoeceu. Pensou em não acabar a obra, mas quando saiu do hospital resolveu finalizá-lo.
Para sua surpresa, o final do livro não se pode notar qualquer vestígio do que viveu com a doença, nenhuma frase sombria. “O livro é assim, não porque eu quis assim. Ele é assim, porque ele quis ser assim” pontua.

E por fim faço um brevegrafia (breve + biografia) e indico as principais obras de Saramago, já que infelizmente li apenas uma que valeu por uma infinidade de pensamentose inquietudes.


José de Sousa Saramago, nascido em Azinhaga, província de Ribatejo em 16 de Novembro de 1922. (mas no registro consta dia 18)

Dramaturgo, Escritor, Jornalista e poeta português.

Recebeu diversos prêmios como Nobel da Literatura de 1998, Prêmio Camões etc...


Alteísta, Iberista, membro do Partido Comunista Português, foi diretor de um Diário de Notícias, também foi um dos fundadores da Frente Nacional da Defesa da Cultura ...


Conhecido por utilizar frases e períodos longos, pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros.


A marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento.


Muitas das suas frases ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais.


Levantado do Chão (Um dos livros mais desoladores/profundos que já li)

As intermitências da Morte

Ensaio sobre a cegueira (claro)

Ensaio sobre a lucidez

O Evangelho segundo Jesus Cristo

A jangada de Pedra

Terra do Pecado


... termino com reticências, porque isso é o mínimo que poderia fazer para homenagear José Saramago.


... more ... and more ...