sábado, 13 de dezembro de 2008

José Saramago


Saudações comunidade anônima e sumida também hahaha ironia aos membros, mas correrias de final de ano, faculdade etc... etc...compreendo.


Começo com a dica!


Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 - entrada pela R. Coropés - Pinheiros - São Paulo - SP.

Exposição de José Saramago - A consistência dos sonhos.

Entrada Franca até Fevereiro de 2009

De terça a domingo das 13 h as 20 hours.


Bem, falar de José Saramago não é fácil e foi um presente necessário verificar a exposição, sai boquiaberta com os materiais expostos, cartas, jornais, livros, uma infinidade de informações sobre Saramago, coisas que não ficam disponíveis em qualquer prefácio ou coluna.


Sai da exposição respeitando mais ainda esse ser humano, admirando e muito mais pensativa com relação aos ângulos sobre a vida, sobre a luta!


E o mais legal, a entrada é franca gente, fiquei feliz por ver muitas pessoas na exposição, aberta inclusive pelo próprio Saramago.


Além do Tomie Ohtake ser super amplo e bonito.


A rotina e as diversas obrigações do nosso dia-a-dia em uma cidade caótica como todas as grandes metrópoles, muitas vezes nos impedem de realizar muitas atividades, nossa e como valeu a pena.


Incrível, ir a essa exposição ativou tantas coisas, tantos sentimentos, isso é cultura, no seu real sentido, e ego, no seu real sentido.


Abre aspas: cultura é um termo bastante ambiguo, antes de discuti-lo para não perder o foco e ego é centro da consicência inferior, diferente de eu que é superior ... assunto longo que já entreguei senha e tá na fila atrás dos hindus e de Lars Von Triers e de Hitler hahahaha.


Voltando ... José Saramago


A mostra analisa a obra e vida do escritor tanto da perspectiva no mundo da literatura como sociopolítica, a exposição reúne em torno de 500 documentos originais, entre eles, poesias inéditas, e outros tantos digitalizados, obras inéditas, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, traduções, fotografias, vídeos, gravações originais, que traçam a vida literária do escritor, assim como exploram a imaginação de Saramago.

No dia 25 de novembro, Saramago concedeu uma entrevista coletiva no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, do qual discutiu sobre temas como o Direitos Humanos, sua infância, as transformações que ocorrem no mundo, o acordo ortográfico e claro, seu novo livro “A viagem do elefante”.

Questionado sobre a literatura divertida de seu livro, o escritor afirmou que não tem poder sobre aquilo que escreve e que não estava pré-destinado a forma de abordagem do mesmo.


Quando começou a fazer o livro em 2006, escreveu 40 páginas e adoeceu. Pensou em não acabar a obra, mas quando saiu do hospital resolveu finalizá-lo.
Para sua surpresa, o final do livro não se pode notar qualquer vestígio do que viveu com a doença, nenhuma frase sombria. “O livro é assim, não porque eu quis assim. Ele é assim, porque ele quis ser assim” pontua.

E por fim faço um brevegrafia (breve + biografia) e indico as principais obras de Saramago, já que infelizmente li apenas uma que valeu por uma infinidade de pensamentose inquietudes.


José de Sousa Saramago, nascido em Azinhaga, província de Ribatejo em 16 de Novembro de 1922. (mas no registro consta dia 18)

Dramaturgo, Escritor, Jornalista e poeta português.

Recebeu diversos prêmios como Nobel da Literatura de 1998, Prêmio Camões etc...


Alteísta, Iberista, membro do Partido Comunista Português, foi diretor de um Diário de Notícias, também foi um dos fundadores da Frente Nacional da Defesa da Cultura ...


Conhecido por utilizar frases e períodos longos, pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros.


A marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento.


Muitas das suas frases ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais.


Levantado do Chão (Um dos livros mais desoladores/profundos que já li)

As intermitências da Morte

Ensaio sobre a cegueira (claro)

Ensaio sobre a lucidez

O Evangelho segundo Jesus Cristo

A jangada de Pedra

Terra do Pecado


... termino com reticências, porque isso é o mínimo que poderia fazer para homenagear José Saramago.


... more ... and more ...

Um comentário:

Anônimo disse...

"plap plap plap" <--- palmas e mais plamas para esse post.

Muitooo bom, confesso que sei muito pouco de José Saramago, mesmo ele sendo uma referência de escritor.

Após dia 20 de dezembro pretendo ir na exposição, fico feliz que ela irá se alongar até fevereiro de 2009 assim não terei desculpas para não ir.

Muito bom post, mais uma que aprendi lendo esse blog.

Estamos voltando a atividade, obrigado Mitiko por deixar isso aqui vivo hauhauahuah