domingo, 28 de dezembro de 2008

Capitalismo em crise. (Parte II)

Buenos, esse post é a segunda parte da mini-série sobre o moderno sistema de escravidão, chamado Capitalismo.

No primeiro post da série havia iniciado o assunto com um personagem polémico, um vizinho Latino Americano , que é o sr. Hugo Rafael Chávez Frías, mais popularmente conhecido como Hugo Chávez, político e militar é o 53º e atual presidente da Venezuela. Aliado e amigo de Fidel Castro e inimigo público do Governo Norte-Americano.

No post anterior havia mencionado uma das ações recentes do Governo de Hugo Chaves, que foi o fechamento de todas as unidades do fastfood MCDonalds por 48 horas, em razão das divergências encontradas no balanço patrimonial da empresa que consequêntemente estava camuflando o não pagamento de impostos fiscais e federais, ou seja, em outras palavras o Tio Donald estava mudando ou maquiando o seu balanço financeiro para se isentar de certos impostos. Pelas mesmas investigações foram fechados os escritórios da Pepsico (Companhia Pepsi) na Venezuela, as investigações permanecem, estão em recesso em razão do final de ano.

Quando a noticia foi ao ar, digo a mídia, o que se falava rapidamente e nada detalhado é que Hugo Chaves fechou todos os Mcdonalds do país em perseguição as empresas norte-americanas, porém não dão os detalhes do porquê. Vamos ismiuçar o porquê Lideres de países da América, como Hugo Chaves, Evo Morales,Fidel Castro países com liderança de esquerda são publicamente contra o imperialismo norte americano. Pra quem assistiu o documentário do post anterior sobre Corporações vai ficar bem mais claro.

No Estados Unidos da América, se encontra as maiores corporações do mundo, leia-se ou entenda também que nos Estados Unidos se concentram os negócios dos maiores agiotas, empresários e acionistas do mundo, coloca-se nessa receita mafiosos também.

Esses cidadões que não são exclusivamente americanos, são donos das ações das empresas que mais faturam no mundo e se beneficiam da legislação de empresas de capital americano. O Bussines americano é o padrão para o mundo global, não é atoa que o dolár é a paridade dos negócios. Time is money.

Bem, nos Estados Unidos desde 2001 está em vigor a Lei Sox ou Sarbanes-Oxley, uma lei que foi criado em razão de diversas divergências contábeis envolvendo empresas de capital aberto, e motivado após o escândalo público da gigante ENRON, essa lei preza pela credibilidade e transparência das empresas em transações comerciais em âmbito global. O que essa lei exigê, é que todas as grandes empresas de capital aberto que são a grande maioria dos EUA, divulguem semestral, bimestral e anualmente seus balanços. Para que haja um certo controle do desempenho contábel das grandes empresas. Essa lei na época foi amplamente divulgada, e mostrava uma faceta de um Governo EUA preocupado com seus escândalos financeiros, porém não passou de um trucco ladrão.

A Enron Corporation era uma companhia de energia localizada em Houston, Texas. A Enron empregou por volta de 21.000 pessoas tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (electricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dolares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência.

Alvo de diversas denúncias de fraudes contábeis e fiscais e com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo pediu concordata em dezembro de 2001 e arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. Na época, as investigações revelaram que Enron havia manipulado seus balanços financeiros, com a ajuda de empresas e bancos, e escondeu dívidas de US$ 25 bilhões por dois anos consecutivos, tendo seus lucros inflados artificialmente.


BY WIKIPÉDIA.

Conforme as partes grifadas, as empresas de capital aberto nos Estados Unidos antes da Lei Sox já eram obrigadas a demonstrar seus balanços patrimoniais, sendo que esses balanços teriam que ser auditados por alguma empresa especializada em auditoria contábel e financeira, justamente para que o Governo tenha esse certo controle, ou seja além da aréa contábil ou financeira da empresa elaborar o próprio balanço esse balanço teria que ser auditado por uma empresa especializada.

Que no caso da ENRON era a Arthur Andersen Co., que numa jogada de pilatras engravatados, porém nenhuma novidade da parte sem ética empresarial, mudaram o Balanço patrimonial da empresa forjando alguns números para um recolhimento menor nos impostos, qualquer um que tenha um conhecimento básico em Administração de Empresas ou Contábilidade, sabe que é muito fácil mexer um Balanço com Ativo e Passivo ao seu bel prazer, esquema esse que envolvia além da auditora Arthur Andersen, bancos e outras empresas do grupo.
O presidente Kenneth Lay e o Diretor Jeff Skilling, da Enron, "Nem tudo que reluz é ouro."

Com a criação da Lei, o que mudava nesse quadro, absolutamente NADA, a lei Sox criada no período da falência da Enron e da Arthur Andersen foi só uma grande jogada de Marketing do governo EUA, para que os investidores estrangeiros, as transações comerciais não fossem prejudicadas em razão desse fato ter ido a tona. E foram muito bem sucessidos, já que mesmo após o escândalo, rios de dinheiro continuaram caindo na terra do Tio Sam, e manipulações contábeis continua acontecendo no mundo dos negócios.

TRUCOOO.


No próximo post, você sabia que a Venezuela era a 4º maior fornecedora de petróleo do mundo e que seu maior comprador era os Estados Unidos, mesmo assim 80% da população era pobre, quem é o diabo? Hugo Chavez ou o Tio Sam?

AWAY.

6 comentários:

Anônimo disse...

To curtindo essa mini-serie e pretendo colaborar com o sapato hahahaha, mas pois é, vc falando da Enron e eu estava pensando na FORD, tenho muito o que falar sobre essa multinacional sacana que não merecia a "ajuda" e tantas coisas nesses momentos de crise se entrelaçaram, claro que pelo "cidadão" os créditos estão sendo concedidos as gigantes, no sentido de....que no meio do tiroteio, nós viramos colete.
Eu espero continuar sendo surpreendido por Hugo Chavez e incrivelmente compreendo quando ele disse entrelinhas, que nós (brasil) somos uns bananas.
Infelizmente tenho que concordar...
Agora olha...pq vai ter centenas de shows ano que vem, eventos, day french? Pq nosso mercado será tão aquecido? Pra brasileiro ficar orgulhoso? haha pq somos otários, e vamos bancar muita coisa ano que vem, principalmente a elite tola.
Tem muito dinheiro pra queimar com o mundo ...
Mas para os emergentes e pobres teremos a oportunidade de aproveitar muita coisa ....

Anônimo disse...

bacana o post.

"você sabia que a Venezuela era a 4º maior fornecedora de petróleo do mundo e que seu maior comprador era os Estados Unidos, mesmo assim 80% da população era pobre, quem é o diabo? Hugo Chavez ou o Tio Sam?"

E claro que parte disso ficava na Petrobras eo lula gastava em qualquer coisa ae , tipo bolsa familia, como diz um cidadão nordestino: "prefiro fazer filho e receber do governo do que trabalhar!"

Agora hj nos dias de reviver a "revolucion socialista" (viva che)o senhor hugo chaves gasta seus trocados que ganho em venda de petroleo com caixas de ak-47 ,helicópteros Mi 28 , tanques , avioes e pq nao um submatino atômico ? . Opa , Din dins para a velha mae russia.
Hugo chego a propor a russia instalar uma base militar em seu território, o que e isso ? seria um revival ? kd o dj juliao ?

Spañol disse...

Petrobrás ficava aonde¿ em qual território¿ logo extraia matéria prima que não era de solo brasileiro, Como disse um simples cidadão em um documentário recente. "Meu país é dono de riquezas naturais, mais são os estrangeiros que se usufruem dela, eles estão ricos, e nos filhos dessa nação estamos pobres."

Esse lance de Socialismo é propaganda negra americana,ou seja balela. O Capitalismo é um sistema de escravidão liberal, vc pensa que é livre mais é dependente de consumo, quais sãos as empresas com maior poder de propaganda no sentido de propagar seus produtos ¿ tem apoio de qual governo ¿ Hugo Chaves não prega o socialismo prega o igualitarismo.

Hoje a Venezuela com a Venda de Petroleo, (apenas um exemplo das ações) incentiva o " Sí es posible" ou alguma campanha de alfabetização que o slogan é bastanmte similiar rss, (depois eu confirmo o nome) , em todo o País é feito um intensivão de estudo aonde se ensina a CONSTITUIÇÃO do país, o interessante que eles não ensina só o A B C, ensina as leis e os direitos do cidadão, eles tem o interesse que o povo esteja apar e conhecam a política.

Isso sem falar nos programas do ALO PRESIDENTE, que sempre fala sobre legislação, direto civis, e depoios o próprio Hugo Chaves, apresenta, atendendo telefonemas, dando entrevistas, e comentando o que está fazendo no governo.

Isso começo em 2003, 5 anos depois, coisa de 1 mês ou até menos, o IDH da ONU (acho que um dos poucos orgãos sérios no mundo)
divulgou o atual ranking de desenvolvimento Humano, colocou a Venezuela na frente do Brasil.

acreditar que a aliança da Venezuela com a Rússia e para dominar o mundo, acho que fica pouco convincente hehehe.

Fortalecer o exercício é mais do que justo, fazer aliancas com paises que partilham de uma mesma ideologia é bastante positivo, o Brasil tbm tem base norte americana no páis, então queremos dominar o mundo tbm ¿ ou lutar contra os países comunistas ¿

Brasil já deveria se preparar, já que nas escolas primarias europeias e norte americanas, ensinam que o Brasil está na America do Sul e que a Amazônia é patrimonio mundial =P .

2012 to logo ai, Viva os Maias. se é que vc me entende.

Spañol disse...

conomia venezuelana cresce há vinte trimestres
Economía venezolana acumula 20 trimestres consecutivos de crecimiento
"Caracas, 30 Dic. ABN.- Luego que durante 2008 la economía venezolana aumentó en 4,9%, el Producto Interno Bruto (PIB) de la República Bolivariana de Venezuela acumula 20 trimestres consecutivos de forma consecutiva de crecimiento. "
http://www.abn.info.ve/noticia.php?articulo=163514&lee=3

OPA OPAAA AGORA O REVIVAL VAI SER DOS BÃOOOOO, nem chama o Julião, traz o Hype ou algum dj gringo, OOLHA A VENEZUELA AI GENTEEEE, ISSO NÃO É TELEVISONADO hehehehhe

Ninna disse...

Muito bom o post Má!!!
Achei bem interessante!
Mas sabe, eu fico inconformada de como os Estados Unidos não dão nó sem laçada. Se eles criam algo que parece ser "bom" para todos, pode desconfiar!!Tem alguma coisa por trás disso que é benéfico para eles, claro!!
É um ciclo de sujeira, que sinceramente, passam os anos e parece não ter fim!!!

Spañol disse...

o ciclo do Capitalismo, quebrou!!!
Se vai ser o fim, ou será apenas, iniciado novamente ai eu não sei.