quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Dies Natalis Invicti Solis.


Olá anônimos natalinos, pegaram no saco do Noel? O velhinho patrocinado pela Coca-Cola visitou a casa de vocês?

No natal, cientistas e céticos do mundo inteiro não comemoram o nascimento do menino Jesus como muitos católicos, isso porque há muitas contróversias na data de seu nascimento.

Quando os cristãos decidiram comemorar o nascimento de Jesus, já não havia registro confiável a respeito da data de seu nascimento. Hoje se estima que Jesus teria nascido em torno do ano 7 AC (”antes de Cristo”), em uma primavera. Foi apenas no século IV que o papa Júlio I definiu a data de comemoração do nascimento de Jesus.

A data escolhida não era uma qualquer, muitos e muitos anos antes de Papas, antes de Jesus, já se comemorava o Solstício de Inverno, fenômeno em que os dias ficam cada vez mais longos 22,23 e 24, sendo no dia 25 o renascimento anual do próprio Sol.

E foi o próprio imperador romano Júlio César que definiu a comemoração do solstício na data que nos é familiar, 25 de dezembro. César declarou este dia o “Nascimento do Sol Inconquistável”, que em latim deve soar familiar: “Dies Natalis Invicti Solis”.

Em razão disso os cientistas e céticos do mundo tem outro motivo para comemorar, no dia 25 de Dezembro (pelo calendário Juliano, o mais usado na Inglaterra antes do Gregoriano usado por nós.)de 1642 nascia sir. Isaac Newton, em Woolsthorpe na Inglaterra.

Da mente deste homem surgiria a lei da gravitação, as leis do movimento, o cálculo, o teorema binomial, o telescópio de reflexão, o espectro da luz. Nenhum outro ser humano contribuiu mais para o entendimento do mundo que nos rodeia que Isaac Newton. Isso é mais do que motivo para comemorar seu nascimento no Natal.

HOU HOU HOU O PAPAI NOEL NÃO EXISTE HAHA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, o que podemos dizer natal em países escandinavos é considerado por muitos uma data pagã, solstício, gamo, magia e o papo vai longe...
Muito boa matéria, pq o que é Natal?
Hipocresia de uma data onde todos se fodem mais com créditos, consignados e o caraleo.
Mês onde as pessoas se fingem de felizes e boas!!
Bom no Natal é matar! hahahaha