Saudações,
A internet e stá cheia de sites falando sobre o Budismo, existem livros, associação brasileira do Budismo, SokaGakkai entre outras organizações, legal é o interesse levar da leitura a prática.
Por isso, pretendo compilar apenas algumas informações, simples, para qualquer um ler e pensar imediatamente a respeito.
Como sabemos o Budismo são preceitos milenares, para alguns é encarado como religião (pensando no termo religare), para outros uma filosofia de vida, mas para muitos estudiosos não é totalmente um, nem outro, visto que não se fundamenta em dogmas ou apenas no aperfeiçoamento intelectual.
Basicamente o Budismo ensina:
- evitar o mal
- fazer o bem
- cultivar a própria mente
O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última; o Nirvana.
Você aprende a se observar, aprende que seus desejos são a grande causa de suas dores e aprende a organizar e controlar um sentimento para não desencadear outro.
P Budismo debruça seu conceito moral nos princípios de preservação da vida e sua moderação, treinando assim seu campo mental para dar enfoque à disciplina moral (sila), meditação (Samadhi), e a sabedoria (prajña).
Por fim a compreensão das 4 Nobres Verdades:
1ª - A Nobre Verdade do Sofrimento
2ª - A Nobre Verdade da Causa do Sofrimento
3ª - A Nobre Verdade da Extinção da Causa do Sofrimento
4ª - Nobre Verdade da Senda que Leva à Extinção do Sofrimento
detalhando um pouquinho mais...
Dukkha ariya sacca
A primeira verdade nobre é a Dukkha ariya sacca sofrimento , insatisfação, mais precisamente, Dukkha que é uma das três marcas da existência. Ela quer dizer que a mente, tomada pela ignorância, não é capaz de dissociar a insatisfação da experiência sensorial.
Dukkha samudaya ariya sacca
O desejo (pelo prazer sensual, desejo pelo devir, desejo por não-devir) é a origem Dukkha, a segunda nobre verdade. Aqui é apresentado o motivo pelo qual a mente ignorante nunca está plenamente satisfeita: através dos sentidos, entra em contato com sons, aromas, sabores, sensações táteis e idéias, e adquire apego às sensações agradáveis e aversão às desagradáveis. Entretanto, como o mundo está em constante mutação, esse desejo nunca se satisfaz.
Dukkha nirodho ariya sacca
É através da compreensão do processo que causa a insatisfação que o desejo pode ser abandonado e assim alcançar a cessação de Dukkha, ou Nirvana, a terceira nobre verdade. Se a insatisfação surge porque a mente está constantemente projetando sua felicidade e sua tristeza na experiência sensorial, se esse condicionamento for eliminado é possível alcançar uma satisfação incondicionada.
Dukkha nirodha gamini patipada ariya sacca
A quarta verdade nobre é o caminho que conduz à cessação da insatisfação, ou seja, um conjunto de práticas que permitem reconhecer a verdadeira natureza da mente e sua relação com os sentidos, de forma que a experiência sensorial deixe de ser um aspecto condicionante da felicidade e tristeza, portanto eliminando a insatisfação em sua origem. Esse conjunto de práticas é conhecido como o Nobre Caminho Óctuplo
Consequências práticas e morais
Frequentemente, pessoas pouco familiarizadas com a cosmovisão budista associam as Quatro Nobres Verdades com uma perspectiva pessimista da vida, por abordá-la sob a perspectiva do sofrimento e insatisfação. Entretanto, uma análise criteriosa revela que de fato é uma concepção extremamente positiva, pois apesar de reconhecer a insatisfatoriedade associada à experiência sensorial (primeira verdade), defende que a causa dessa insatisfação pode ser conhecida (segunda verdade), eliminada (terceira verdade) e propõe uma maneira de se alcançar esse objetivo (quarta verdade).
Essencialmente, essa concepção coloca a moral não como oriunda de uma força, lei ou ser supremo, mas como uma ferramenta útil para desobstruir a mente de seus hábitos insalubres que obstruem a realização desse estado incondicionado.
Nascer é sofrer, viver, morrer, nosso campo mental é o criador de todos os inimigos, ele prédispõe as e scolhas, ele deseja.
Cuide bem dos seus pensamentos.
Até a próxima.
Um comentário:
O que eu acho legal na filosofia budista é que eles não falam para vc idolatrar o BUDA eles falam para vc SER um BUDA.
paz e luz.
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