Mais um post atrasado, mais de coração (risos).
Ontem 10 de Julho foi o dia do prato mais querido do Paulistano, a nossa querida e idolatrada Pizza, de toda sexta-feira e/ou sábado á noite e de toda reunião em amigos.
O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo, mesmo assim eu só fui me dar conta disso ontem. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
A pizza além de eu considerar o prato do Paulistano, também pode ser considerado uma iguaria de políticos e parlamentares, porque tudo que acontece em Brasília termina em Pizza. hã, hein, hã, entendeu o trocadilho? Rááá.
A história da redondinha.
A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.
À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.
A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.
fonte: http://www.laporcela.com.br/curiosidades.asp
3 comentários:
Adorei o post, principalmente pq eu adoro pizza :)
Gostei principalmente do trocadilho dos políticos e parlamentares!!!
hehehehe ;)
Ah, se você soubesse o quanto eu amo Pitça! hahaha quase comi a página hauahuaa
Belíssimo trocadalho,viu.....uahsuahsuhaushasua
Sim, sim a pitiça...amo muiiitoo meixmo, mas depende do lugar também, viooo!!!! Pitiça me lembra Vitrine, que me lembra Augusta, que me lembra cerveja.....epaa..deixa quieto!!!
Postar um comentário