terça-feira, 21 de julho de 2009

Work @ Home - Futuro próximo?





Essas fotos são do escritório do Twitter, só para ilustrar algo perto de Qualidade de Vida, certas Empresas aqui no Brasil "país tropical" teriam VERGONHA das condições de trabalho que oferecem as pessoas daqui. (doeria trabalhar em casa, podendo desfrutar de um belo escritório como esse...tsc tsc)

""""""""""""""""""

HOME OFFICE e outras escalas...

Ainda não parei para detalhar informações...sei de projetos do governo em parceria com a prefeitura desde o fim dos anos 80 inclusive aprovados, mas que não vigoraram, projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em cidades como São Paulo, projetos voltados para infra-estrutura da cidade.

Sei de algumas propostas como redução de impostos e outros tributos para Empresas se mudarem para a Zona Leste e Zonas Centrais como a cracolândia.
São Paulo, minha cidade querida, cada vez mais suja, cada vez mais cheia, cada vez mais "insustentável".

A rua Augusta é o clássico exemplo de que a podridão do centro está literalmente "subindo a rua" em direção a novos pólos, que a paulista não é mais "de longe" a avenida charmosa e limpa para se caminhar e tomar um "tea" ... encheram de botecos sem utilidade que não seja "encher a cara", aaaa ts ts, beber?

Nãããão é encher a cara mesmo ... nem as pobres "garotas" tem mais espaço para seu livre comércio...e a cultura se esvazia...(sem querer bancar a chata ou pseudo).

O transporte metrô, "oui"; foram entregues trens lindos, mesmo!, mas com o fluxo de 1 zilhão de pessoas que "tentam" transitar nos horários de trabalho e quase o tempo inteiro, sim, porque não existe mais horário de pico, 24 horas pico!

Eaeh, vamos tomar um pico? huaahue
A coisa está insustentável; mal planejamento para moradias, as casas vão se "mal amontoando"; as empresas colaboram pouco para as escalas de escravos; o lazer está perdendo espaço e se tornando "hostil" em certos casos; o cheiro de urina do Centro-Velho ( bem velhinho vovozinho) está migrando, subindo a Augusta (fora o lixo!!!! o que é aquilo????), urina e barraquinhas que arrastam sujeira e porqueira, já alcançaram o clássico cartão-postal MASP (vá lá veja usuários de drogas, lixo e moradores de rua, ops moradores de MASP) e parece que os esforços de nosso "querido" Kassab, não tem sido suficiente para suprir as VERDADEIRAS NECESSIDADES.

Bem, eu não comecei esse Post para ficar "me desfazendo em críticas", mas desejosade que uma tendência tome conta dessa cidade, seria uma grande saída!!!!

Mais horários, Trabalho a distância
Sim!

A tecnologia facilita muito a vida, em certas profissões você já pode trabalhar tranquilamente em casa e isso pode ser uma grande sugestão para empresas de TI, Informática, Publicidade (...), onde existe a possibilidade, não apenas de "levar trabalho para casa" mas manter um escritório móvel.

Empresários, programadores e designers já conseguem isso com maestria, principalmente em países ... ah você sabe.


Para São paulo a primeira boa solução com certeza é criar mais horários alternativos de trabalho (impossível frequentar o transporte público e querer que ele funcione com uma multidão de pessoas se matando para manter sua dignidade no lugar rsrs).

Algumas, mas, poucas Empresas criam horários alternativos, a maioria quer os escravos as 7, 8 da manhã, todas querendo ao mesmo tempo!!


O caos toma conta mas não por culpa apenas de governos, também da má gestão dos lideres de empresas, comercio, enfim ... somos várias formigas movimentando essa teia toda, ops aranha?

Consequentemente desafogaria certos horários e transportes e todos conseguiriam relativamente fluir (afinal, muitas pessoas veêm com bons olhos alçar novos períodos de trabalho).

A segunda solução é o trabalho a distância, já dispomos de muitas tarefas que com certeza podem ser realizadas ou pré realizadas em casa, no caso de depender de sistemas integrados, vpn etc...

Imagine se fosse possível que 50% da população pudesse trabalhar alocado em casa, quanto "desafogaria" os transportes, o congestionamento, os transitos intermináveis...

Hoje dispomos de ferramentas, internet, webcam, multiconferência, justamente para facilitar comunicações que Empresas de nível multinacional necessitam para falar com franquias em outros países, porque não dentro do nosso próprio território?

Desejo arduamente que mais Empresas tomem preferência por esse método de trabalho pois com certeza vai melhorar a qualidade geral da cidade, reduzindo trânsito, poluição, carga em TP e muito mais...
(e voltaremos as arrecadações normais rsrsrs, o governo que pare de roubar).

Nem era para o texto ficar tão longo .... + opções de horário para entrada no local de trabalho + empresas apoiando o trabalho a distância Sim, faria toda a diferença.

"
"
"
"
"

2 comentários:

Spañol disse...

Excelente post!!!

Trabalho em uma multinacional que está há 5 meses experimentando HOME OFFICE - uma consultora em Botucatu e outra em Piracicaba, ambas acompanhando nosso processo, tarefas, metas, planejamentos, cotas de suas residencias.

A maior dificuldade que o empreendedor tem em extender esse processo de home officer ao empregado é justamente a nossa "cultura".

Somos inseridos na cultura do jeitinho brasileiro, não é todos(e nem minimos rsrs) que iram manter o foco, comprometimento e resultado trabalhando em casa, agente já percebe em algumas funções dentro da empresa que o profissional não tem comprometimento nenhum com a empresa trabalhando dentro dela, imagine se ele trabalha fora.

A maioria dos casos de Home Office que se vê sucesso são os serviços ligado ao ganho, exemplo ele só irá recebe $$$ se cumprir seu trabalho, tipo vendas. Afinal de contas, o que ele vende é o que ele ganha, e certamente ele não vai "durmir", ou se não vai ficar sem sálario.

Funções administrativas, operacionais vejo uma grande dificuldade de implantação de Home Office em razão do jeitinho brasileiro de ser.

24 horas de pico hauhauha mtooo bomm.
Hoje em dia com a quantidade de veiculos sendo emplacados a cada dia, com a proibição de fretado e o aumento de 25% da circulação de pessoas em metros e trens e diversos outros fatores, qualquer horário alternativo é horário de pico.

Só se abrissem horário da madrugada rsssss, só que a capacidade de produção de um individuo tende a sofrer reflexos e esses reflexos resultariam reflexos de resultados, ae já não seriam um bom negócio para o empreendedor.

Capitalismo é isso, resultados resultados e mais resultados, vc é um número apenas, tem que vestir a camisa da empresa, mas será que a empresa veste a sua??? rssss..

Horas de lazer?? privelégios de nossos antepassados, o mundo de hoje exige que uma pessoa tenha conhecimentos amplos e multiplos.

Teria que ter 2 vidas pra poder me qualificar profissionalmente da forma que me pedem.


eita mundo de cão.

hahaa

Anônimo disse...

Otimo comentário, poderia pensar em dar continuidade ao meu post! Vc foi mais abrangente em dados.
Gostei muito!