sábado, 15 de agosto de 2009

Anima Mundi São Paulo 2009 - Final

Hola anonimos!!!
Concluíndo o post sobre o Anima Mundi, um dos festivais que mais gosto de comparecer até penso em ano que vêm conhecer o festival do Rio de Janeiro o Anima Serra, ou até mesmo quem sabe ano que vem no Anima Mundi não aparece alguma obra de minha autoria ou de autoria do blog né Mitiko?!!

Enfim, hoje falaremos do Longa 5 que assisti, o tal do ala "Caminho das Indias".

Sita Sings The Blues - Nina Paley - Estados Unidos.

As animações americanas sempre tem sua pitada de humor negro, um ar meio critico de certas coisas e atitudes da sociedade, e o que mais me chamou a atenção e que a autora - Nina Paley - contou sua própria história.

O marido de Nina, Dave, um dia recebeu uma proposta de emprego na Índia. Sem pensar duas vezes, saíram de Nova York para um país, que para eles, era totalmente desconhecido. Isso Nina tirava de letra, até que ela recebeu um email de Dave encerrando o relacionamento e a dispensando.

Esse episódio da vida de Nina, foi contado em forma de animação junto com a história épica hindu do indiano Ramayana, a história fala de Sita e Rama, um casal de deuses que também não consegue algo que parecia simples: fazer o casamento dar certo. São duas histórias que se transformam em uma, misturando musical com comédia.

Nina Paley utilizou diversas técnicas, como tinta sobre papel, recortes e rotoscopia, animações 2D e 3D, várias técnicas de animação foram usandas no longa, achei bastante interessante, e o melhor, pesquisando sobre o longa descobri que o ex-marido de Nina, Dave, assistiu o filme e disse entender o seu ponto de vista do relacionamento.

Triller

Nina Paley disponibilizou o filme gratuitamente no Youtube - dividindo em 10 partes, achei no google esse link, que é o downloading do filme com legendas em português.
Downloading filme - legenda português

O filme é legal, eu particularmente não gosto de musicais, mas chama a atenção a história de Ramayana, filme legal pra assistir em um dia que não tem nada pra se fazer.


Away.

Nenhum comentário: