Não tenho os números, mas acredito que o público do Anima Mundi tenha aumentado notoriamente, salas esgotadas, praça de alimentação lotada e grande movimentação pelo espaço do Memorial da América Latina, lembrando que; o último final de semana de Anima Mundi que ocorreram nos dias 25 (Sábado) e 26 (Domingo) foram dias de chuva e garoa e muito mais muito frio, mesmo assim não afastou ao público que variava entre família com seus filhos, estudantes e apaxonados por animações e artistas e pessoas ligadas a arte.
Sessões.
A primeira sessão que consegui ingresso foi a de Curtas 13, a sessão estava lotada mais ou menos umas 850 pessoas para assistirem os curtas da Letônia, Holanda, França, Filândia, USA, UK e o destaque da sessão uma animação Brasileira, que por concidência o autor - Diego Viegas - estava presente, foi chamado pelo "MC" e bastante contente disse "Estou muito contente de estar participando do Anima Mundi este ano, eu nunca consegui mostrar a minha animação pra tanta gente como vai ser hoje, espero que gostem da minha animação e de toda sessão". Valeu Brasil!!!!! hehe
Josué e o Pé de Macaxeira - Brasil - é a animação do Diego Viegas, 2 anos de trabalho que fica resumido em 12 minutos. Animação muito boa, luz, movimentos, e principalmente o layout ficou muito bacana, me chamou a atenção os olhos dos personagens não terem as "meninas dos olhos" isso deve ser alguma caractéristica de desenho do próprio Diego.
O roteiro é uma adaptação de João e o Pé de Feijão, só que com uma cara bem brasileira bem nordestina, ficou muito bom, foi a animação que mais arrancou aplausos da sessão.
Les Escargotos de Joseph - França (Sophie Roze) - Animação de massinha stop-motion, muito bem feita, tanto pela riqueza das cenas quanto pelo personagem, e mais ainda pelo roteiro.
Joseph é um menino tímido e acanhado, que prefere se fechar no seu mundo do que ter amigos, só se sente confortavél com seus Caracóis. Após uma viagem dentro de si mesmo, ele percebe o quanto é importante a sociabilidade entre as pessoas. É um puta tapa na cara na sociedade que preza pelo egocentrismo ao invés do socialismo. Bela animação para se educar e educar os filhos.
Unibelievable 4 - USA (Sukwon Shin) - Outro destaque dessa sessão, as animações americanas sãos as melhores em paródias e comédias, fizeram uma paródia muito boa com o antigo governo de Bush e seus secretários, era uma mistura de filme de ação com vídeo clipe do U2. Animação de computação gráfica muito boa, efeitos de luzes e renderização foram show de bola.
How to Destroy The World "Rubbish" - UK (Pete Bishop) - Traços simples, mais com um puta contéudo, mais uma daquelas animações politicamentes INcorretas que só veremos em festivais, é uma grande paródia politica que inicia com um apresentador falando que nossos antepassados aproveitavam e reutilizavam tudo, mais depois que um Homem inventou uma lata que logo em seguida chamariam de Lata de Lixo, tudo seria colocado ali sem controle sem aproveitar nada, até chegar o momento que não teriamos mais lugar para guardar tanto lixo. Até alguém ter a idéia de colocar o lixo no espaço, e chegar ao ponto em que as constelações estrelares estão misturadas com as constelações de lixo, eclipse de lixo, meteóro de lixo, chuva de lixo. Muito foda!
No próximo post contarei a animação ala "Caminho das índias" hehehe e as outras sessões de curtas.
Away.
Um comentário:
Pois é, e não pude infelizmente ir infelizmente, porque infelizmente estava infeliz huahauahuahua
Pooo fiz um raio x e depois quero deixar aqui meu parecer....bela matéria cumpadi!
Postar um comentário