quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Depois da enchente: Voltar ou não voltar?




Esse é todo o drama, chove na cidade em que você mora e se sua casa corre riscos graves, significa que você mora em área irregular ou bastante suscetível a desastres naturais.

O que fazer? Voltar após a chuva para proteger o terreno? Afinal para onde ir?

A primeira coisa, isto é, após recolher-se em local seguro, é procurar saber o que cada estado fará para ajudar as vítimas, isto porque cada governo em parceria com suas prefeituras, tomam medidas mais ou menos semelhantes como mutirão para busca de documentos e refazimento destes, caminhões de água e entulho, mutirão de limpeza e também a disponibilização de recursos para materiais de construção, etc...

Segundo alguns estudos que acompanhei, geólogos afirmam que tornar a maioria das áreas atingidas "habitável" sairia astronomicamente caro ao governo, o que torna caro ao bolso de todo cidadão, logo que mais barato seria a construção de casas populares fora da região atingida.

E na minha visão seria a saída mesmo, remanejamento destas pessoas para locais seguros, evitando incidências porque a história de construir mais piscinões, nós sabemos que "não rola", afinal na zona leste da cidade de São Paulo, a construção de um piscinão agravou a situação.

Está mais do que na hora do governo avaliar todas essas zonas de risco, remanejar e proteger definitivamente essas áreas de invasão, em contrapartida um assunto mais do que na hora de ser discutido é o crescimento desenfreado de grandes cidades, aliás essa imigração irregular que tem gerado tantas desgraças, como as de que temos assistido.

Sei que em tese tudo parece mágica, porém considero mais fácil liquidar um problema pela raiz do que criar pautas que sabemos que levarão mais a gastos para manter situações palhativas.

Afinal, esse não é o único problema da cidade, diversos cidadãos sofrem em ruas e trechos da cidade que paralisam o trânsito por enchentes e transbordamento de rios.

Para não citar todos os problemas que temos ao redor desses, como por exemplo o lixo!

As pessoas infelizmente não pensam uma vez antes de jogar lixos nas ruas e esse é um dos vilões para o agravamento das enchentes nas grandes cidades.



#

Nenhum comentário: