quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Você sabe sorrir?



Hey anónimos!


Tenho sérias dificuldades para pegar no sono, como muitas pessoas, acredito que para pegar no sono, há de se limpar o caché, caso contrário, os pensamentos ficam a flutuar, as vezes indigestos, outras, puro vício de reflexão.

E nesse vai-vém hahaha que poderia muito bem ser outra coisa hahaha inicia-se a corrente de pensamentos.

Mergulhada nessa insanidade toda, noite passada tentando me livrar de preocupações para então dormir, comecei a pensar no blog, em redes sociais, porque tantas pessoas solitárias compartilham informações, o quanto e se importa estar bem informado, o que é bem informado, várias bizarrices e acabei pensando em escrever dentre tantas, também sobre assuntos simples, sobre minimalismo ou sobre assuntos atemporais, como o de hoje!

O sorriso é um tema que não depende do tempo, aliás, tempo esse que não existe na verdade ou na mentira, você decide ahhaha!

Afinal, o que é o sorriso? Ele é antigo? Atual? Quais os motivos que nos levam a sorrir?

Quem foi o primeiro humano que sorriu, qual seu motivo? Vemos a internet infestada de vídeos engraçados, situações que desejam ou forçaram o riso humano, lembro do bobo da corte que segundo lendas deveriam fazer o rei sorrir, se divertir senão...

Coooortem a cabeça hahaha

Sorrir virou até terapia para um certo grupo que se reúne pelas manhãs em um parque com o intuito de sorrir pela saúde, ou para ganhar dinheiro ou criando métodos alternativos de aplicar alguma qualidade-benefício na vida de quem o necessita.

Acho que se sair pelas ruas perguntando às pessoas o que o sorriso significa, encontraremos quase as mesmas respostas; uma forma de expressar alegria e contentamento, quando notamos uma situação particularmente engraçada, há os que sorriem diante de situações embaraçosas e até mesmo por timidez, nervoso, ansiedade, não esqueçamos os sorrisos de malícia e sarcasmo, ironia, humm maldade no ar...

Se sorrir não manifesta somente alegria e felicidade, porque cargas d'água sorrimos?

Ah! Pensei também sobre haver diferenças entre sorrir e rir, costumo associar à palavra sorriso, um esboço de boca silencioso arqueado para cima e o riso como um sorriso mais extremo, até a gargalhada.

Então, comecei a imaginar os sorrisos que já vi, como se fizesse uma retrospectiva de sorrisos que me lembrava e foi impressionante!

Considerei incrível recuperar memórias de 20 anos atrás, lembrei do sorriso LEGO de minha primeira professora escolar, querida, sempre gentil e atenciosa e fiquei pensando no quanto aquele sorriso para mim era doce e sincero e hoje adulta, chego a questioná-lo por puro sorriso profissional, ou por estar trabalhando e realizando seu sonho profissional, ou satisfação, poderia também esconder a insatisfação e problemas pessoais, talvez aquele sorriso fosse um aprendizado para maquiar uma situação que não caberia naquele espaço e executar o que viera fazer ali: trabalhar.

Penso nos sorrisos dos vendedores, o sorriso teatral, atuando em uma situação necessária.

E penso no sorriso de minha própria mãe, aliás vários sorrisos, pois consigo definir cada sorriso de minha mãe, inclusive quando ela sorri, mas está preocupada, sorri mas está tensa, sorri sem nem ter ouvido de verdade o que dissemos hahaha.

Noooosssa associo muito o sorriso ao olhar, uma espécie de confirmação do sorriso, de constatação no olhar, creio que possam haver pessoas que possuam a sagacidade de também possuir o olhar de ator, ou o olhar LEGO hahaha, mas quando alguém sorri para mim, procuro leitura maior em seu olhar, o mesmo segue ao riso e à gargalhada.

"Que risada forçada" muahahaha

Acabei pensando que em conversa com amigos no msn, percebi que muitos vivem colocando "kkkkk", "jejejejje", "rs", "hahaha" por puro vício ou quando não sabem exatamente o que responder e, garanto que metade não estava feliz, contente, eufórico ou mesmo sarcástico.

Se for falar desse "riso escrito" que talvez seja até considerada onomatopéias (poft, cabbrum, snif, toc-toc, ffff) para mim é o seguinte:

hahaha = é o próprio rarara mesmo sem muitos alongamento de risada
rs = é bem o sorriso LEGO, uma apertadinha nos lábios e nada mais
kkkkkk = francamente não sei, `me parece uma risada bizarra sobre algo bizarro
jejejejeje = riso latino
hehehe = acho que a pessoa não viu a mínima graça, risada forçada
hihihi = sorrisinho sem graça, quase das mocinhas orientais
hohoho = acho que é do papai noel
uhuhu = um riso de vitória com "uhuuu"

Enfim, essas são interpretações pessoais sobre os risos por escrito.

Voltando às lembranças (se é que sai delas) posso também pensar na risada de um EXU, entidade de umbanda também conhecida por suas gargalhadas que arrepiam até os ossos e nunca se sabe ao certo se é de alegria, tristeza, sarcasmo ou se simplesmente exala algum fluido de energia.

E os sorrisos enigmáticos? Monalisa!

O quanto um gesto com a boca, os lábios, podem tornar-se um verdadeiro enigma?

Traria junto os olhos (uma bandeja) para realizar essa análise, as expressões faciais realmente são uma linguagem que trabalham em grupo.

No fundo, quando se quer ler a expressão completa sobre uma expressão, não se deve isolar...hã me embolei...diria...hã...as expressões labias junto as dos olhos principalmente, fatalmente me conduziria também as mãos, ao corpo com um todo mas, vou cortar essa parte porque quero dedicar um post às expressões corporais. Nosso corpo fala, possui linguagem própria, tem muita coisa interessante que já li compartilharei em breve.

=)

Acima, o famoso sorriso em símbolo! São os caracteres tipográficos, inclusive aproveito para registrar que sabe-se que o primeiro uso de caracteres de texto para representar uma expressão facial, ocorreu no jornal New York Herald Tribune, 10 de Março de 1953, página 20, colunas 4-6. (própria fonte), para propaganda do filme Lili, estrelado por Leslie Caron. Esta foi a seqüencia:

Original em Inglês Tradução Today
You'll laugh :)
You'll cry :( yes
You'll love S2 (heart-shaped face)
_Lili_ Hoje
Você vai rir :)
Você vai chorar :( sim
Você vai amar S2 (formato de coração)
_Lili_

Legal né?

Voltemos ao sorriso, porque meu pensamento a 160km/h lembrou que se há pessoas com sorrisos marcados em minha lembrança, também há as que nunca vi sorrir e quando raramente, lembrei de sorrisos forçados como se houvesse uma arma engatilhada em suas cabeças.

Alguns estudiosos acreditam que pessoas que riem pouco, produzem menos quantidade de endorfinas em seu cérebro, sentem menos os estímulos do prazer.

O sorriso contrai cerca de 28 músculos faciais, aciona a produção de endorfinas que se disseminam pelo nosso corpo sendo responsável pela sensação do prazer e bem-estar tanto físico, quanto emocional, relaxando tantos os músculos, inclusive os anulares que também se encontram na região da bexiga, nascendo daí a expressão "rir de fazer xixi".

Por isso é tão comum na atualidade terapias que incentivam o sorrir, o rir para relaxar, aliviar tensões e proporcionar maior qualidade à vida.

Agora, e o outro lado? Para certas pessoas, o quanto é difícil sorrir, quanto mais rirem!?!

Será que para algumas pessoas, talvez sorrir fosse contrariar alguma filosofia, que para sorrir deva se quebrar algum tipo de bloqueio, algum vício de postura?

Percebi no trabalho que já fui encarada como leviana e até criança, infantil, irresponsável, por ser alguém que sorri e ri, não fecha o semblante diante de situações difíceis e adversas.

O que diriam sobre isso?

Eu diria que é uma grande bobagem!

O fato de sorrir e rir diante de uma situação, pode ser indícios inclusive de uma pessoa que não encara situações difíceis com medo ou pavor, e mesmo sorrindo não deixa de utilizar de sua inteligência para solucionar a questão, sorrir não significa irresponsabilidade ou desdém.

Hahahah falando nisso lembrei de um ditado e rapidamente associei a uma cena.

"Muito riso, sinal de pouco siso", significa que o provérbio popular diz que quem muito ri, pouco juízo tem, já que sabemos que o dente do siso também é conhecido como dente do juizo; associei ao filme Alice no país das maravilhas e penso se incoerência são os que riem ou os que nada riem.

Não consigo imaginar uma vida sem sorrisos, sem risos.

Óbvio que não preciso mencionar aqui que não faço apologia ao exagero, o que seria de uma vida somente feita para o riso? Um exagero e sem contrastes e nosso mundo oferece contraste e complexidade, tanto para sorrir, quanto para não o fazer ... e talvez chorar.

Hahaha chorei de rir! Me fez lembrar.

Lembrei também de cócegas e fui procurar saber do porque elas levam ao riso.

"Segundo o neurologista Saul Cypel, do Hospital Albert Einstein, os estímulos no corpo acabam levando ao riso por cultura, pois as cócegas como espécie de brincadeira fazem as crianças darem boas gargalhadas, em zonas como pés e axilas, onde há maior pressão e sensores de tato que geram reflexos disparados pelo cérebro, levando as pessoas a sorrirem, mas o sorriso pode muitas vezes ser até mesmo nervosismo, levar a gritos, fazendo o indivíduo tentar se livrar do estímulo que o desequilibra de certa forma. Em adultos que já acumularam experiências mais ruins que crianças, a reação à uma cócega pode ser violenta."

É...realmente nunca vi um indivíduo pedir cócegas ou não fazer esforços para se livrar da mesma.

Nossa, não pensei que o assunto renderia tanto que me vejo obrigada a finalizar, engraçado como começar a escrever aqui no blog me ajuda a ter mais visibilidade sobre um pensamento.

Sempre gostei de sorrir e rir, acho que deve ser o mais sincero possível, embora confesso que em entrevistas de emprego por exemplo, muitas vezes lanço um sorriso LEGO!

Não é por mal, mas as pessoas costumam associar a aparência mais séria à antipatia, o que considero uma grande ignorância, posso finalizar o assunto inclusive dizendo o seguinte:

Faz bem sorrir, dizem que é uma terapia, que trás benefícios e libera endorfinas.

Digo então que não faz bem ser falso, logo o riso precisa ser sincero para ser benéfico.

Sorrir pode ser um espelho da alma, mas se há pessoas que não conseguem facilmente alcançar essa expressão, não devemos julgá-las como amargas, melancólicas ou antipáticas.

Lembrei de um poeminha que diz assim:

"Ama quem te ama e não quem te sorri,
porque quem te sorri, engana
e quem te ama chora por ti"

Se sorrir pode ser sinal de falta de juízo, pode não ser, e pode ser simpatia, e pode ser falsidade.

Então, não devemos julgar pre-maturamente as reações humanas e sua complexa forma de expressão.

Nessas analogias de que sorrir pode ser chorar, de que sim pode ser não, lembrei que na Bulgária o nosso menear com a cabeça para cima e para baixo significa "NÃO" para eles, enquanto para nós significa "SIM".

Inclusive o seriado CHAVES me fez rir muitas vezes, quando o via dizer "SIM" com gestos de cabeça que nos significam "NÃO" e vice-versa.

Pelo sim, pelo não, sorria o quanto for sincero e traga mais leveza a sua vida.


#

Nenhum comentário: