domingo, 23 de janeiro de 2011

Feliz aniversário, envelheço na cidade...




Mais um aniversário de São Paulo, 457 anos, olhamos para trás e vemos muita história, muito crescimento, mas também vemos muitas verbas desviadas, muitos projetos parados sendo empurrado para a gestão seguinte.

Como tudo na vida, há o lado bom e ruim, o lado rico e o lado pobre, o lado decadente e o cultural e tudo se mistura nesse grande caldeirão, você escolhe se há mais motivos a comemorar ou se toda essa comemoração é uma grande utopia que desvia da situação atual existente.

Aquele lance de comer sardinha e arrotar caviar.

Você pode fingir e talvez certos problemas não lhe atinjam mesmo, não diretamente, porque quando se vive em sociedade, tudo nos atinge; pelo menos uma gota de merda respinga em você.

A avenida Ipiranga sediará o "show" comemorativo de aniversário, adoraria se a cada aniversário fosse inaugurado uma obra realmente consistente e de uso coletivo para a cidade, mas quem se preocupa com isso? O povo?

Os adolescentes com suas mentes vazias cultivadas por pais dos anos 80 de tanto ouvir trem da alegria, os velhos mal pagos se arrastando por filas em aposentadorias, o resto prefiro não comentar.

E não me venha com a velha pergunta-constatada-jargão: - Onde o mundo vai parar...

O mundo vai parar na merda, é para lá que estão chutando o tal planeta, não que ele se mova no universo e talvez até se mova segundo estudos que não competem nesse post.

Feliz aniversário São Paulo, seu transporte público cada vez mais entupido, sua rodoviária cada vez mais xexelenta recebendo milhares de imigrantes mortos de fome que vem para cá tão cheio de ilusões que viram mendigos ou ladrões.

Feliz aniversário São Paulo, terra de oportunidades para os melhores, que sede vaga de pedinte em cada esquina e a cada chuva vê sua cidade virar uma grande piscina, oficina de lixo e poluição.

Feliz aniversário São Paulo, terra da garoa e de gente boa, umas que riem à toa, outras que choram a vida toda, e acordam de madrugada para trabalhar.

Feliz aniversário São Paulo, terra de todos e de ninguém, patrimônio que está aquém de um povo que diante de problemas cruza os braços e pergunta, de quem?

Feliz aniversário São Paulo, desejando que as pessoas em sua morte-vida jogue menos lixo e sofás velhos pelas ruas, muito aliás próximo de suas próprias residências, que as pessoas sejam mais gentis no inferno aka transporte público, e que haja mais terra para a chuva escoar.

É São Paulo, quem veio te ver, quem veio ficar, quem veio destruir-te, que está a te amar.

---------------------------

Deixemos os devaneios acima e vamos as informações:

A prefeitura preparou para terça-feira, dia 25 de janeiro um bocado de atrações, as quais listo um pouco; bebi na fonte da própria prefeitura.

Vale do Anhangabaú - Estação de metrô Anhangabaú

Palco - a partir das 09hrs da manhã

Ponto Zero
João Pedro e banda Fruto do meu suor
Chimarruts
Turma do Pagode
Samprazer
Michel Teló

Tenda Cultural
10hrs da manhã
Pista de dança, com o Baile da Melhor Idade
14hrs da tarde
Baile Black

Zona de diversão
Escorregador
Escalada
Tirolesa multifuncional
- Porém para brincar nesses brinquedos pede-se um kilo de alimentos não-perecíveis, um produto de higiene ou de limpeza que serão encaminhadas às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.

Também estará à disposição tenda das Coordenadorias, atendimentos dos Centros de Referência de Combate à Homofobia e ao Racismo, mulheres vítimas de violência doméstica encontrarão apoio jurídico e também estará montado um Telecentro móvel, com 20 computadores e acesso à internet.

Av. Ipiranga - República, pça da - tarde/noite

Palco - a partir das 19 horas
Rappin Hood
Maria Gadú
Paulo Ricardo
Mallu Magalhães
Paulo Miklos
Renato Teixeira
- Interpretando clássicos de Caetano, Gil, Adoniram entre outras canções sobre a querida SP.

Banda Rock
Japinha - CPM22
Mingau - Ultraje a rigor
Andreas Kisser - Sepultura
André Cristovam
+ Orquestra Sinfônica de São Paulo
- Cada um de um grupo, eles se juntaram prometendo emocionar os expectadores.

Homenagens Interativas
O site www.spaocubo.com.br está recebendo homenagens à cidade, podendo ser escrita ou imagética pois no dia da coemoração estas serão exibidas em um cubo de 7 metros em intervenção interativa.

Passeios

Trólebus
Já andou em um trólebus da década de 40?
Se você respondeu não, está é sua oportunidade, além de poder passar pelos principais pontos turísticos aprendendo um pouco sobre a história de cada através de guias especializados que acompanharão as jornadas.
Ponto de partida: Páteo do Colégio a partir das 09hrs da manhã
Principais atrações turísticas da Capital, como o Edifício Itália, o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli, o Banespa e a Catedral da Sé
Duração de cada passeio: 40 minutos em média

Encerramento do World Bike Tour
A volta ao mundo 26 dias terá a chegada em São Paulo, às 9h.
O passeio não restringe idade ou deficiência e de bicicleta todos sairão da Ponte Estaiada e pedalarão até a Universidade de São Paulo
Além de ser uma deliciosa prática coletiva, induz ao esporte e conscientiza sobre poluição e o quanto uma bicicleta pode facilitar a vida de muitas pessoas.

Fotografia
Uma jornada com 23 grupos de fotógrafos durante 24 horas registrarão diversas imagens de São Paulo que em tempo real estarão disponibilizadas na internet.
Eles sairão de hora em hora do Telecentro Olido – Cibernarium.
Gosta de tirar fotos? Se junte a eles, pode ser bem interessante.

Estou até sem fôlego, quanto mais pesquiso, mais vejo que a cidade vai bombar nessa terça-feira!!!

Tem também a IV Vale da Participação e Parceria comemorando o aniversário da cidade, tem a reabertura da Biblioteca Mario de Andrade que fica no Centro de São Paulo e foi completamente reformada, tem Cine Olido com filmes que contam a história da cidade, tem o parque do Carmo na zona leste da cidade realizando uma revoada educativa de pipas, Tem Sampoemas na Casa das Rosas que fica na avenida Paulista, exposições, tem programação no Memorial da América Latina, nossa tem muita, muita coisa.

De uma forma ou de outra, muitas instituições e até grupos privados vão oferecer ao morador e também aos turistas que por aqui estão, formas de comemorar e se entreter.

Por exemplo, tem Titãs ao vivo no Sesc Interlagos (consulte programação)

É festa para mais de metro hein minha gente?!?

Se organiza, vá de metrô, pelo amor de Deus, nada de passar nervoso em trânsito, mesmo porque para os "moradores da Lua de plantão" o centro em si possui poucos acessos de veículos e em dia de festa meus amigos, os restritos acessos estarão fechados para a programação.

Faz assim, pega uma mochila, coloca água, lanchinhos, salgadinhos e cai na gandaia, vale a pena fazer uma maratona, você se diverte e perde uns kilinhos.

Os meteorologistas prometem um dia quente, mas há probabilidades de chuva, vale a pena se prevenir com guarda-chuvas, capas e protetor solar, ah e nada de encher a cara e ficar caido por aí hã?!!!

Boa comemoração a todos, hasta!



#

Nenhum comentário: