segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Momento Pasquale

Olááá pessoal!!!!
Durante algumas segundas-feiras, falarei sobre um assunto que causa muitas dúvidas: a crase.

A palavra crase significa junção, fusão. Em português, a crase é a fusão das vogais idênticas a+a, indicada por meio do acento grave (à).

Regra geral:

Haverá crase sempre que o termo anterior exigir a preposição a e o termo posterior admitir o artigo a ou as. Por exemplo:

Fui a + a cidade.
Fui à cidade.

Nesses casos, para conseguir descobrir se há ou não crase, é só fazer o seguinte:
Se, ao trocarmos o termo posterior por um masculino e obtivermos ao, constataremos a presença da preposição a e o artigo o, portanto, da crase antes dos termos femininos. Por exemplo:

Eu me referi ao diretor.
Eu me referi à diretora.

Veja um caso que não ocorre a crase.

Eu conheço a diretora.

Se trocarmos por um substantivo masculino, por exemplo diretor, não é correto escrever: "Eu conheço ao diretor", e sim, "Eu conheço o diretor". Portanto, a frase "Eu conheço a diretora", não há crase.


No próximo Momento Pasquale, escreverei mais sobre a crase!!!

Até segunda que vem!

Nenhum comentário: