segunda-feira, 14 de junho de 2010

Comando Vermelho




Alemão tu passa mal porque o comando é Vermelho ô ô ô...

Ok, ok anônimos, o assunto é polêmico.

Vamos por partes...

O que me motivou a falar dessa facção foi casualmente ter encontrado o Hino do Comando Vermelho no Youtube, a partir de então comecei pesquisar as origens do Funk carioca, que como poucos sabem surgiu inspirado no Miami Bass, enfim poderia falar disso, do Freestyle, BreakBeat e Drum Bass, mas vai ficar para outra hora.

Então, encontrei no Youtube o Hino do Comando Vermelho, versão funk proibidão e escutando o som, fiquei pensando no surgimento dessa Facção, tudo que levou sua criação, sua organização e sua redenção.

Hoje uma das facções mais conhecidas e comentadas, uma das facções mais respeitadas por pessoas do "meio" ... e meu amigo, não pense que eu estou falando só de ladrão não.

Falando em ladrão, não quero levar o termo à questão pois ele abrange muitas castas da sociedade.

Penso também que muitos membros da sociedade distorcem talvez o verdadeiro significado do Comando Vermelho, ou o verdadeiro sentido do Comando tenha se perdido na História.

Vou fichar e fixar alguns trechos de informações compiladas, não quero deixar o texto tão cansativo e histórico, mas é endereçado para quem realmente gosta de debruçar sobre algumas toneladas de palavras hehe.

Afinal eu não estou falando de qualquer Facção, estou falando de uma Facção que virou tema de filme, pela Playarte + Globo filmes.

A quem interessar, pode valer a pena assistir ao filme "400 contra 1 - Uma História do Comando Vermelho", escrito por Victor Navas (o mesmo de Carandiru, Cazuza e Cabra-Cega), dirigido por Caco Souza e conta com Daniel de Oliveira (protagonista e narrador), Negra Li, Daniela Escobar e Bianca Messina no elenco.

Esse filme foi baseado no livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores do Comando Vermelho e foi publicado em 2001.

O filme conta sobre a criação do CV.

No auge da Ditadura Militar brasileira, um grupo de detentos de dentro do Instituto Penal Cândido Mendes, muito conhecido como Presídio de Ilha Grande no RJ, sob a organização de William da Silva Lima decidem unir idéias.

No cenário, a mistura de presos políticos com presos comuns, gerou situações de extremo impacto interno dentro do sistema penal e a história desenrola.

Li muitas pessoas criticando o filme, no sentido do cinema brasileiro estar perdendo tempo em falar sobre essa Facção, outras dizerem que isso incentivará a seus filhos a entrar no mundo do crime, outros a dizerem que estão colocando criminosos como heróis.

Penso que esses pensamentos são devaneios de pessoas, me desculpem, cegas ou retardadas, vamos às razões que defendo:

1- O cinema brasileiro e mundial tem liberdade para abordar o tema que desejar, do ponto de vista que desejar, no fim tudo é subjetivo e manipulado.

2- O filme pode ser apreciado como um filme, você não precisa necessariamente viver essa realidade, sabe ... tomatese biscoitos? haha

3- Desde sempre o cinema mundial aborda sobre facções criminosas, seja dentro da polícia, seja em ditaduras, seja em favelas, seja no que seja e se isso incentiva o seu filho a sair pela rua cometendo crimes, o problema é mais embaixo.

4- Se um filme incentiva seu filho, facilmente a entrar no mundo do crime ou copiar sem nenhum senso critico de raciocínio e discernimento da situação o problema pode ser mental ou má instrução, isso mesmo, voces pais não estão educando sua próle devidamente, não estão estabelecendo uma boa linha de limites, não estão acompanhando a vida dos seus filhos.

5- Se seu filho ouve mais os amigos, piorou, significa que você perdeu playboy. haha

6- Ter uma opinião e contar uma parte da história não é estar colocando nenhum criminoso como herói, e sim falar de uma trajetória, de um ser humano que mesmo em cárcere, continuou raciocinando e defedendo seus interesses, diante de um sistema penal, diante de um país vivendo uma podre ditadura militar.

7- Numerar foi ridículo, haha mas termino dizendo que se uma Facção surgiu, tomou forma e conseguiu tanto poder, no mínimo a sociedade e seus representantes aka malditos políticos corruptos não estão fazendo sua parte.

* * *

O Comando Vermelho nada mais é do que um filhote da ditadura militar, um câncer político, criado dentro do sistema penal, crescendo no vazio político e social ao qual o capitalismo selvagem relegou a grande massa, o povo das favelas, da periferia, pobre comum, filhos da má e perversa distribuição de renda, o excasso acesso à informação e participação política para nós, povo massacrado que vem se tornando cada vez mais fraco e medíocre, a sociedade brasileira tem se tornado verdadeira parasita.

O Comando Vermelho pôde parodiar impunemente as organizações de esquerda da luta armada, seu jargão, suas táticas de guerrilha urbana, sua rígida linha de comando e com sucesso.

Será que Comando Vermelho é um caso de polícia? Ou é mais do que isso?

Indico o livro de Carlos Amorim, Comando Vermelho - A História secreta do crime organizado, uma reportagem bastante completa sobre o CV e tudo que envolveu sua criação.


* * *

+ CV

Consta também que o CV foi criado em meados de 76 a 79 e no meio desse bolo, estavam também envolvidos presos políticos de esquerda da Falange Vermelha, que lutavam contra a DM (Ditadura Militar).

A década de 90 marca o RJ sob forte domínio do CV, hoje porém muitos de seus líderes estão presos e mortos e o conceito inicial dessa Facção perdido para se tornar puramente talvez, uma ditadura criminosa.

Os líderes do VP mais famosos são/foram Fernandinho Beira Mar ou Dinho da VP, Marcinho VP, Elias Maluco e Mineiro da Cidade alta ou Mineiro da City.

Uma das diretrizes do CV, é o "dízimo" ou o caixa popular, alimentado por membros em liberdade garantido força e poder dentro do sistema penal, e também sua extrema organização e posicionamento no submundo.

Quer assumir? Tem que ser negócios grandes!

Joalherias, Bancos, Empresas, Multinacionais ... e quem mais der brecha ou se corromper.

Mais detalhes? Pergunte ao políticos e aos terceiros ... massa infiltrada com máscara de coelhinho.

Quer um ícone do CV? José Jorge Saldanha ou Zé do Bigode é claro.

Um dos primeiros fugitivos a por em prática os ensinamentos na era Falange Vermelha que teve sua vida perdida num sangrento tiroteio na 313 da Altinópolis em meados de 81 numa batalha contra policiais, onde com grande potencial de armas, sangrou e matou muitos policiais, mas sucumbiu pela manhã.

* * *

Enfim, você acha que um grupo se cria e conquista força e espaço a toa? Sempre me pergunto no por quê a sociedade pune com mais facilidade os seus membros do que os seus governantes e não cobram devidamente as mudanças necessárias, me pergunto por quê é mais fácil atribuir toda culpa aos manipuladores e deixar os manipulados como vítimas e coitados, quando na verdade tem tanta responsabilida de quanto e no entanto se comporta como rélis parasita e em muitos momentos eu me incluo nisso.

E agora quer chorar? Não é mais hora de chorar, é hora e já passa da hora de agir.

ATITUDE JÁ!

* * *

Por fim, não estou tomando partido, pelo contrário, estou mostrando a ironia da coisa toda.

O CV vive os interesses deles, cada individuo vive o seu, o governo vive e aí? E onde a tal sociedade unida entra? Quem vai ter o direito de reclamar? Como as coisas ficam?

Você sofre por causa do interesse alheio? Sim, sempre, fato, clássico?

Os políticos, o colarinho branco, o batedor de carteira, o índio ... muita gente não vai conseguir entender um décimo da coisa toda então, fiquem apenas com um texto que fala um pouco mais sobre uma Facção que está mais presente na sua vida do que você pensa.

E aí, vai continuar com o "cada um com o seu"? Vai continuar mergulhado no falso conceito individualista? Direito do individuo não é egoísmo e a ética precisa ser lembrada.


==================================

8 comentários:

Anônimo disse...

eu sou 157 e nois na fita ladrao
so jessus sabe minha hora

]

Anônimo disse...

eu sou comando vc e nois

Anônimo disse...

Blz véi é isso aí, passei pouco tempo no RJ, sou de fortaleza, mais sou um soldado fiel do comando,se os alemão vacilar passo ferro..... a firma é forte! é nós na fita, mesmo a distancia, vou onrrar o CV onde eu estiver...
VLW.

Anônimo disse...

Blz véi é isso aí, passei pouco tempo no RJ, sou de fortaleza, mais sou um soldado fiel do comando,se os alemão vacilar passo ferro..... a firma é forte! é nós na fita, mesmo a distancia, vou onrrar o CV onde eu estiver...
VLW.

Anônimo disse...

Blz véi é isso aí, passei pouco tempo no RJ, sou de fortaleza, mais sou um soldado fiel do comando,se os alemão vacilar passo ferro..... a firma é forte! é nós na fita, mesmo a distancia, vou onrrar o CV onde eu estiver...
VLW.

Anônimo disse...

C.V RL ATÉ O FIMMMMMMMMMMMMMMMMMM. AGUARDEM C.V EM BREVE CHEGANDO NO DF ....

Anônimo disse...

tamu indo pra pega os alemão p...
vamu ir pra arrebentar no rs

Anônimo disse...

Bando de inuteis. Que Deus tenha piedade de vocês. Vão fazer alguma coisa de util.