
Eaeh nave, suave? rs*
Bem, hoje pouquinho antes de dormir e recomeçar o tal ciclo semanal de esperar a sexta-feira rsrs, vou jogar um pensamento que tenho quase absoluta certeza, e só seria certeza senão houvesse o quase hahaha ... enfim, quem já não comentou na sua roda de amigos, sobre ... coisas obsoletas?
Um adendo, não sou do tipo que começa a semana de mal humor e esperando a sexta ... acho que isso é arrastar corrente.
É isso mesmo, pensando na tecnologia por exemplo, a briga dos gigantes e seus SO ( sistemas operacionais ) sempre lançando e lançando novas ferramentas, interfaces, plug-ins, programas, softwares e versões e mais versões, e claro uma pitada de polêmica seria comentar que sabemos que tudo em menos de 6 meses tornarão obsoletos e isso todo mundo já sabia ... mas é a velha guerra e os lucros ... e os caprichos. - repare que eu juntei os tempos verbais loucamente rs.
Quantas coisas tornaram se obsoletas devido avanços tecnológicos? Quanto isso alterou a vida, a rotina das pessoas definitivamente?
Vi um homem consertando relógio de ponteiros, percebi o quanto aquilo ele amava fazer, porque estava claro que não fazia mais parte de sua fonte principal de sobrevivencia ...obsoleto.
Os celulares e relogios digitais substituíram. Haveria muito mais para falar economicamente, já que a China também mudou tudo.
China, Corea e Taiwan, produtos via paraguay e etc...incluiram muitas familias brasileiras no consumismo .... Jesus!!! Sempre sou arrastada para esse tema.
Voltando ...
Estava futucando meus discos e fitas cassetes, VHS e afins, fazendo propriamente uma faxina, limpando caixas e ta-ra-ra e encontrei uma carta que recebi de uma amiga de Rio Claro, datada de 1997 com selo e tudo o mais ... caraca, o quanto o volume dos correios deve ter reduzido?
Ok, pessoas que não mandavam carta por preguiça, hoje podem muito bem ser adeptas ao e-mail, mas poxa ... de qualquer forma deve ter reduzido e muito, realmente não parei para olhar estatísticas.
Outra coisa super complicada nos anos 80 e até 90 ... as pesquisas musicais!!!
Hoje você quer saber sobre uma banda e procura na internet, propriamente no google para a maioria.
Google virou aquele lance de Danone ser Iogurte ou Iogurte ser Danone?
Tem criança que acha que se acabar o Google, acabou a web hahahaha, ou que nem sabe o que pensa que o Google é o Internet Explorer ou algo como Mozilla...
Então, estar na onda da informação sobre bandas era algo que exigia muita pesquisa,muita revista em banca de jornal e muita televisão!!!
As informações vinham picadas, desencontradas e quando não, vinham atrasadas!!!
Estréias e lançamentos então ... nossa ...você perdia as esperanças, se jogava no rio e adieu.
Tenho uma fita da chantecler que comprei na feira em 1993 dos Racionais Mc's ... fim de semana no parque, o hit da época, Jorge Benjor ... cara desenterrei lembranças.
Discos que vinham com posteres dentro, as rádios, a tv e os jornais.
O que a tecnologia em conjunto com a globalização ( não necessariamente nessa ordem ) conseguiram a nível de centralização, concentração, agilização no veículo da informação, todos aderiram, a força que seja .... porque nem todos gostaram, muitos perderam e outro pouco soube adaptar-se ... e ainda uns, não sabem aproveitar.
Ah isso é bem papo de mesa mesmo ( ironicamente estou na mesa da cozinha hoje hauhauahua )
Enfim ... o tempo passou, daqui 5 minutos tudo que eu disse será obsoleto.
Acho que ainda dá pra numa próxima ir mais afundo no termo obsoleto e como temos lidado com isso...pelo menos eu.
Vou dormir, faltam 5 horas para abrir os olhos.
=)