segunda-feira, 31 de maio de 2010

É piiiinga!!!


Olá, anônimos, sei que estou devendo postar o Momento Pasquale, não esqueci...logo postarei.
Hoje, vou postar apenas algumas curiosidades sobre uma companheira que tem muita gente que não abre mão...a piiiinga!!!

"Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos, escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo."

(História contada no Museu do Homem do Nordeste).

Achei beem legal e interessante, é sempre bom saber um pouco mais sobre a nossa história, a nossa cultura!
Para quem não conhece, o Museu do Homem do Nordeste foi fundado em 1979, na cidade de Recife, pelo sociólogo Gilberto Freyre, a partir dos acervos do Museu do Açúcar, do Museu de Antropologia e do Museu de Arte Popular.
Quem for para Recife, vale a pena conhecer!!

Até mais, anônimoooos!!!!

domingo, 23 de maio de 2010

Baú de sonhos




Todas as calçadas esburacadas gurdam um conserto
Todos os pontos de ônibus um elemento

A blusa listrada
pulando para lá e para cá
Enquanto o disco puder tocar
E se o disco também pular
A gente arrisca riscar

Fechar os olhos e não saber misturar
Bagunçar os cabelos e sacudir a cabeça com força
A dança das moscas, a dança das moças
A dança das donas do pedaço

Uma voz diferente e distante, cada sílaba alongada como se fosse doer
A palavra que busca no passado a resposta do futuro

Dizem que passa rápido
Dizem que estamos ficando velhos
DIzem que precisamos cuidar das nossas lembranças
Não temos fotos, não temos videos
E nossa vida seria um belo documentário
Um livro trágico
Uma comédia divina, 'di' vida, di-vi-di-da



....

Colorido é mais real?




Um clima tão gostoso e envolvente
Uma partida de basket num domingo tão brilhante
crianças gritando, cantando e brincando
São muitas, muitas voltas
Meus desejos explodem e não se conformam
Porque a água jorra forte daquela mangueira
E todos se molham e pulam ao redor
Todo movimento faz parte de um renascimento
Toda lagrima é contada a partir de uma escala
Eu giro ao seu redor para ver se você me percebe
Hey, estou aqui a muito tempo
Sento na grama
me canso
vou embora
Mas...sabe...ainda estou girando por ai...
Pode rir da minha cara e debochar dos meus esquemas
Eu sou assim e sempre vou mudar
Sempre vai ser obvio e estranho pensar
Ande logo, não fique ai
O que será que é ter alguém para amar?
O que será se libertar?
Quero testar os decibeis dos seus sorrisos
Sorrisos repetinos, gargalhadas gritadas
Canções berradas, noites cortadas.

Papo Furado


Eaeh nave, suave? rs*

Bem, hoje pouquinho antes de dormir e recomeçar o tal ciclo semanal de esperar a sexta-feira rsrs, vou jogar um pensamento que tenho quase absoluta certeza, e só seria certeza senão houvesse o quase hahaha ... enfim, quem já não comentou na sua roda de amigos, sobre ... coisas obsoletas?

Um adendo, não sou do tipo que começa a semana de mal humor e esperando a sexta ... acho que isso é arrastar corrente.

É isso mesmo, pensando na tecnologia por exemplo, a briga dos gigantes e seus SO ( sistemas operacionais ) sempre lançando e lançando novas ferramentas, interfaces, plug-ins, programas, softwares e versões e mais versões, e claro uma pitada de polêmica seria comentar que sabemos que tudo em menos de 6 meses tornarão obsoletos e isso todo mundo já sabia ... mas é a velha guerra e os lucros ... e os caprichos. - repare que eu juntei os tempos verbais loucamente rs.

Quantas coisas tornaram se obsoletas devido avanços tecnológicos? Quanto isso alterou a vida, a rotina das pessoas definitivamente?

Vi um homem consertando relógio de ponteiros, percebi o quanto aquilo ele amava fazer, porque estava claro que não fazia mais parte de sua fonte principal de sobrevivencia ...obsoleto.

Os celulares e relogios digitais substituíram. Haveria muito mais para falar economicamente, já que a China também mudou tudo.

China, Corea e Taiwan, produtos via paraguay e etc...incluiram muitas familias brasileiras no consumismo .... Jesus!!! Sempre sou arrastada para esse tema.

Voltando ...

Estava futucando meus discos e fitas cassetes, VHS e afins, fazendo propriamente uma faxina, limpando caixas e ta-ra-ra e encontrei uma carta que recebi de uma amiga de Rio Claro, datada de 1997 com selo e tudo o mais ... caraca, o quanto o volume dos correios deve ter reduzido?

Ok, pessoas que não mandavam carta por preguiça, hoje podem muito bem ser adeptas ao e-mail, mas poxa ... de qualquer forma deve ter reduzido e muito, realmente não parei para olhar estatísticas.

Outra coisa super complicada nos anos 80 e até 90 ... as pesquisas musicais!!!

Hoje você quer saber sobre uma banda e procura na internet, propriamente no google para a maioria.

Google virou aquele lance de Danone ser Iogurte ou Iogurte ser Danone?

Tem criança que acha que se acabar o Google, acabou a web hahahaha, ou que nem sabe o que pensa que o Google é o Internet Explorer ou algo como Mozilla...

Então, estar na onda da informação sobre bandas era algo que exigia muita pesquisa,muita revista em banca de jornal e muita televisão!!!

As informações vinham picadas, desencontradas e quando não, vinham atrasadas!!!

Estréias e lançamentos então ... nossa ...você perdia as esperanças, se jogava no rio e adieu.

Tenho uma fita da chantecler que comprei na feira em 1993 dos Racionais Mc's ... fim de semana no parque, o hit da época, Jorge Benjor ... cara desenterrei lembranças.

Discos que vinham com posteres dentro, as rádios, a tv e os jornais.

O que a tecnologia em conjunto com a globalização ( não necessariamente nessa ordem ) conseguiram a nível de centralização, concentração, agilização no veículo da informação, todos aderiram, a força que seja .... porque nem todos gostaram, muitos perderam e outro pouco soube adaptar-se ... e ainda uns, não sabem aproveitar.

Ah isso é bem papo de mesa mesmo ( ironicamente estou na mesa da cozinha hoje hauhauahua )

Enfim ... o tempo passou, daqui 5 minutos tudo que eu disse será obsoleto.
Acho que ainda dá pra numa próxima ir mais afundo no termo obsoleto e como temos lidado com isso...pelo menos eu.

Vou dormir, faltam 5 horas para abrir os olhos.


=)

Os primeiros reflexos da H1N1

Olá anônimos, dessa vez não se trata de teoria ou conspiração, se trata de Fato consumado e verídico. As pessoas que foram vacinadas contra o vírus de Influenza A (H1N1) terão uma atenção redobrada a partir de agora, para quando forem fazer testes para HIV.

Já que existe a possibilidade de resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos entre pessoas que receberam a vacina contra Influenza A (H1N1), "Isso ocorre porque ao tomar a vacina, o corpo começou a produzir anticorpos Imunoglobina M (IgM), que é produzido diante da primeira exposição a um antígeno", afirma Marisângela Simão, Diretora responsável pela Nota técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. A Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, diz que o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe

A Nota técnica foi encaminhada restritamente para os principais consultórios médicos do País em 06/05 pedindo total cautela na divulgação dos resultados dos exames de HIV, chegando ao conhecimento da mídia em 21/05.

Nota na integra <--clique;


Que me chama mais atenção é no 2° parágrafo, que está evidente que o Ministério da Saúde não tem dados ou conhecimento de TODOS os possíveis efeitos adversos da Vacina.


O primeiro já apareceu, agora imagino aquele adolescente que após a vacina fez um teste pontual de HVI em um hospital da rede pública lá do Nordeste e foi identificado “positivo”, porém se trata de um "falso-positivo" em razão da vacina contra a H1N1, será que o Hospital terá infra estrutura suficiente para não liberar o resultado antes de uma contra prova, usando a metodologia de Western Blot, (vale ressaltar que é mais preciso o resultado, porém é mais caro). Um diagnóstico errado resultará em influências diretas em vários fatores da vida. Será que o desenrolar dessa trama seria tranquila?

O fato no mínimo curioso, é a pouca divulgação desse fato na mídia, não que queria que seja tratado o assunto com sensacionalismo, mais como um alerta de atenção e utilidade pública, e até mesmo em razão de ser dar a recomendação para que pacientes que tiverem um resultado positivo de HVI pós vacinação contra H1N1 faça um novo exame para constatação ou não do vírus de HIV.

Tem coisas que só a Indústria Farmacêutica e o Governo conseguem explicar, nos somos apenas o gado levados pra lá e pra cá, nesse Sistema frajuto e fálido.

Depoimentos e comentários sobre;

- “Ninguém precisa se preocupar porque nenhum paciente vai receber o resultado positivo sem que seja feita a contraprova”, afirmou Lilian Inôcencio.

- “Quando acontece esse falso positivo, que são casos raros, qual é a consulta? É muito simples: isso só acontece dentro de 30 dias a partir do momento que a pessoa tomou a vacina.
Dando positivo, ela vai refazer esse teste, com um teste mais sofisticado, e esse vai dar, com certeza, se ela é positivo ou não”
, afirmou José Gomes Temporão o ministro da Sáude.

- Não é comum essa reação cruzada, esse encadeamento de falsos-positivos [quando um teste diz que a pessoa está doente, mas ela não tem nada] por geração de anticorpos para vírus tão diferentes, o H1N1 e o HIV”, aponta Edecio Cunha-Neto, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP.

- “No limite, o que acontece com a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra a nova gripe é que, se a quantidade de adjuvantes, os componentes que potencializam a ação da vacina, estiver um pouco acima, pode fazer a resposta imunológica ter uma reatividade cruzada: acabar dando positivo para várias outras coisas.”
“Não tem nenhuma gravidade, do ponto de vista que a pessoa não está realmente infectada, mas a contraprova é importante”,
diz Cunha-Neto.

Away

domingo, 16 de maio de 2010

Hoje silêncio




Hoje silêncio

O que me une ao passado?
Por que?
Seja o que for, não é bom
Não sei em qual momento será propício um julgamento
Mas sinto o gosto da punição
Como será a redenção?
Mas redenção é diferente de vingança
Bom lembrar

Minha alma atormentada
E mal se lembra
mas é culpada
Então
Como ser perdoada?
Como conseguir o direito a liberdade?
Existe absolvição?
Existe justiça?
Peço a justiça divina que venha a favor do que é correto
Peço que me liberte
Peço que não me abandone
Mesmo se o fim, for minha condenação

Essa é uma grande passagem
Um dos caminhos mais longos
Escuros e gelados

Medo, isolamento, tristeza
Fracasso?

Hoje sinto o gelo até a garganta
Sinto dor nos ossos,
Mas ainda quero sorrir, ainda quero brincar

Preciso de ajuda, preciso ser salva
Não posso ficar aqui, não aguento mais ser prisioneira
...é o fim?

Sinto tanta vontade de voar
E até de partir
Meu coração sempre doeu
Sempre lutei contra
Sempre lutei contra
Nunca desisti

Eu desejo que o universo me absolva
Desejo descansar
Desejo muito descansar
retornar ä pureza
trilhar novos rumos
que a esperança não escape do meu coração
porque está tão dificil, já me sinto tão cansada para continuar

Acho que não sou mais...

sábado, 8 de maio de 2010

A justiça dos capítulos



Ouça meu primeiro amor

Ouça os risos que vem por aquela porta

Ouça as histórias antigas

mas não tenha saudades

não sofra por nada
e nunca se arrependa

Encontrei a primeira professora

caminhava cheia de ternura pela rua
Ela envelheceu e seus cachos ficaram brancos
me ensinou coisas que não posso imaginar

me deu exemplos em todas as entrelinhas

e um dia ela ficou brava comigo

então entendi que podia melhorar
mas também entendi
que poderia sempre errar
e acertar,
e consertar e...e as vezes não.


Encontrei meu primeiro cão

ficamos juntos a tarde inteira
jogamos um pouco de bola

corremos pelo quintal

e entendi que ele queria
somente um pouco de carinho
um afago na cabeça

e já balançava o rabinho

tão simples e plácido

era meu cãozinho


A inesquecível primeira bicicleta

era azul
me ensinou sobre cores,
sobre o tempo
sobre o vento,
sobre vários elementos

a física, a química

o corpo que cai
o chão,
o machucado,

o medo

a falta do meu pai

me ensinou sobre atenção,
sobre o tormento

sobre o cimento,
sobre as ladeiras da vida

a velocidade, a correnteza

o sabor da aventura

as voltas no quarteirão

desventuras de uma bicicleta sem noção


O primeiro beijo,

o despertar do sofrimento,

a consciência, a inconsciência,

as dúvidas, as mágoas,

o caminho para aprender

as pedras, as rochas,

a grande dificuldade

os defeitos e a perfeição

os complexos, complexo movimento vital

novos olhares, experimentos

a primeira festa da juventude
amores platônicos, os sonhos amiude
idealizações

drogas, álcool, ópio da depressão

as ruas molhadas, segredos, desejos escondidos

fumaça, vento, ranger de dentes
frio, névoa
um sol intensamente louro,
o verão tristonho,
nas margens, na sarjeta,
na esquina da padaria

sentada olhando o horizonte,
calor no corpo,
desejando dias melhores

cegueira e destruição

o caminho para o fundo do poço

a missão.


outro dia falamos sobre renovação.

domingo, 2 de maio de 2010




Todos os dias acordando
Movimentos circulares
Olhando as nuvens
Dedilhando cordas
Buscando em prateleiras
todas as saudações
Para você, para a vida
Quantos encontros
Quantos desencontros
Qual o grande objetivo?
Existe objetivo?
Milhares de ladrilhos
na sala de recepção
E contando, e cantando
a mesma canção.

Em muitos momentos
penso que gasto meu tempo
Gostaria de aproveitar mais
O quanto se aproveita?
São os objetivos
que me fazem entrar em pânico?
Sem pânico.

Continuando
Porque as vezes no café da manhã seu humor muda?
Como você enxerga as outras pessoas?
Você as enxerga como rochas inquebráveis?
Do que seu coração é feito?
Além claro do sangue
Além claro das puladas que ele dá
Pulando para o outro lado dos fatos
O quanto corremos e corremos
A corrida do ouro
E dizemos adeus em tantos portões
Riscos de ser

As vezes desço a rua e há um homem em seu portão
Ele está absorto em pensamentos
Seu olhar é triste
Seu olhar parece vazio
Tem algo ali
Poderia ouvi-lo um pouco
Sentar ao seu lado
Chorar com ele
Sentir sua mágoa
Eu poderia
Que verbo é esse
de sentir e não fazer?

Meu sorriso sai facil
Quando você criança
Corre para meus braços
Olhos brilhantes e tão sinceros
Eu me emociono sim
E poucas vezes que isso acontecerá
É tão doce, tão doce

Se eu sair por aí saltitando...
É porque entendi certas coisas da vida
Quando envelhecer e sentir a morte próxima de mim
Não vou ter medo
Sim, um pouco
Mas, olha quanta história há por detrás de mim
Com quantas pessoas já conversei?
Não consigo contar
quantos amigos se foram
Bifurcação necessária...
Famílias se formaram
Rumos se tomaram
O veleiro não parou
A nau não afundou
Tudo continuou...
Nos giros do universo
Nos movimentos circulares
Todos os dias acordando

* * *

sábado, 1 de maio de 2010



Passos, passado
Presente,
Futuro
Recente, Frequente
Escuro

As portas do meu cérebro, as traduções do subconsciente, leituras, releituras, falhas de conexão ou apenas portas inacessíveis?
Ter consciência é uma grande irônia para dizer que se domina uma mente.

O assunto pode ser bem técnico, maluco, cientifico, físico, metafísico, mas ele cai em várias outras bordas, ele cai em várias outras dificuldades humanas, as cascas das cascas, as feridas das feridas.

Olhar para trás, viver cada segundo do presente, esperar a resposta do futuro.
Ação e reação somado ao elemento surpresa.

Destino? Karma? Vivendo apenas como um parasita, um verme ou uma bactéria?
Funções vitais e biologicas.
Poros, átomos, sinergia e magnetismo do universo.
A eletrecidade pouco conhecida, o invisível pouco dissertado.

As batidas de um som e as batidas do meu coração.
E a cada batida, a formação de um sentimento.
coágulos no meu sangue
olhe para mim
eu sou vida
eu sou vida

Transeuntes e seus olhares, e seus objetivos.
Caminham eretos, secretos, pensamentos repletos de vazios?

Não sei se esse texto tem continuação, se deveria ter sido escrito ou se será terminado.

* * *
...essa música ficou ecoando no meio de vários pensamentos e frustrações ... descobrindo o sofrimento, mas sonhando ao mesmo tempo, sempre bons sonhos...

* * *

a saudade bateu
e como doeu
lembrar de você, das nossas risadas
nossos assuntos, nossas paradas
mas o universo te sugou
e onde estiver
que esteja bem
amigo, irmão.
sempre no meu coração


*